O Facebook anunciou nesta segunda-feira (27) um fundo de US$ 50 milhões que será aplicado na construção do chamado "metaverso" da empresa. O valor será dedicado para pesquisa e programas de parcerias que "garantam que o produto seja desenvolvido de forma responsável".
De acordo com uma publicação oficial no blog da companhia, o foco estará na interoperabilidade entre serviços, privacidade dos usuários e inclusão para não deixar boa parte da comunidade de fora.
Por isso, iniciativas de realidade mista serão contempladas com o investimento, assim como criadores, universitários e startups de diferentes origens e regiões.
O que é o Metaverso?
Essa também foi uma oportunidade para o próprio Facebook conceituar o que ele chama de metaverso — algo que vai muito além das já anunciadas salas para conferências usando Realidade Virtual.
Segundo a marca, trata-se de "um grupo de espaços virtuais em que você pode explorar com outras pessoas que não estão na mesma área física que você". Ele não é um produto único e não se restringe ao próprio Facebook, mas muitas das iniciativas só devem lançadas nos próximos dez ou quinze anos, de acordo com a publicação.
O vice-presidente do Facebook, Nick Clegg, afirmou ao site The Verge que a iniciativa é também um passo importante para tornar o metaverso regularizado frente a futuros questionamentos de agências governamentais.
Categorias