O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo. E, enquanto a grande maioria tem apenas o interesse de compartilhar vídeos e fotos do seu dia a dia, há quem utilize a plataforma como meio de sustento ou apenas para fazer uma grana extra.
Hoje, o TecMundo vai apresentar uma série de dicas para quem quer fazer da rede social a sua ferramenta de trabalho. Confira.
Posts Patrocinados
Os posts patrocinados são os meios mais populares de se conseguir uma renda com o Instagram. Basicamente eles funcionam da seguinte forma: uma empresa negocia com o dono do perfil para que juntos possam elaborar um post que faz propaganda de um determinado produto ou serviço.
A própria rede social conta com uma ferramenta para sinalizar os posts patrocinados com uma determinada marca.Fonte: Diego Borges / Reprodução
Entretanto, não basta apenas fazer a foto ou o vídeo e publicar no perfil. É preciso sinalizar aos seguidores que o post é uma parceria paga com outra empresa. O próprio Instagram disponibiliza uma ferramenta em que você pode sinalizar a parceria junto à marca ou avisar na descrição da publicação que aquela postagem é uma propaganda, seja com um texto, seja por alguma hashtag como #publi ou #publicidade.
Vale ressaltar que, caso não seja sinalizada a parceria no post, a pessoa responsável pelo perfil pode ter problemas com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) e até sofrer consequências legais por ferir o Código de Defesa do Consumidor.
Divulgação de links de afiliados
Plataformas como Hotmart e até apps concorrentes como Kwai oferecem um sistema de recompensas por meio da indicação de amigos. O primeiro, por exemplo, permite que você se afilie a diversos serviços da plataforma ganhando uma porcentagem em cima das vendas ou assinaturas dos produtos. Já o segundo, premia o perfil de cada amigo indicado que entre para a rede social.
Dentro do Instagram, também é possível compartilhar um link ou cupom de afiliado.Fonte: Diego Borges / Reprodução
Além deles, há uma série de serviços em que é possível adquirir uma renda extra com o mesmo mecanismo. A Amazon, por exemplo, tem um Programa de Associados, no qual cada compra efetuada com o seu link pode gerar uma comissão que varia entre 8% e 20%, dependendo da categoria.
Selos durante lives
Implementada recentemente, a ferramenta Selos permite que você possa receber doações durante as suas lives no Instagram. Eles têm os seguintes valores:
- 1 coração – US$0,99.
- 2 corações – US$1,99.
- 3 corações – US$4,99.
Durante as lives, seu público pode fazer doações enviando Selos para vocêFonte: Tubefilter
Também há a opção de ganhar bônus da própria rede social cumprindo alguns objetivos, como fazer uma transmissão a cada 30 dias ou com pelo menos 30 minutos de duração, entre outros. Entretanto, é importante lembrar que, para a opção "Selos" estar habilitada, a sua conta deve ser comercial.
Loja online
O Instagram tem um recurso em que é possível ter uma espécie de loja online dentro da rede social. Com ela, é possível criar categorias e subcategorias com os seus produtos, contando com a descrição e também o preço deles.
Entretanto, a comercialização não é feita pela rede social. Na hora de adquirir um produto, o cliente deve ser redirecionado a um outro site para efetuar o pedido. Ele pode ser o seu site oficial ou uma página no Mercado Livre, por exemplo.
Diversas marcas conhecidas contam com lojas dentro do Instagram.Fonte: Diego Borges / Reprodução
Outra vantagem de se ter uma loja no Instagram é que há uma organização do aplicativo para quem busca um determinado produto. Por exemplo, caso você esteja interessado em uma torta, é possível utilizar a busca para o serviço e até mesmo utilizar filtros diversos, como faixa de preço.
Social Media
Outra maneira de ganhar dinheiro com o Instagram é atuando como Social Media de uma empresa ou de um determinado perfil. A profissão exige, no mínimo, um certo conhecimento da rede social e das métricas geradas por ela, como alcance e interação.
Social Media é uma das profissões que mais cresceram nos últimos anos.Fonte: Freestocks.org
O Social Media também é responsável por criar campanhas, como a divulgação de uma marca, um produto específico, um evento, entre outros assuntos. Além, é claro, de trabalhar o relacionamento com os seguidores e buscar sempre a criação de um conteúdo que fale com o público da conta.
Divulgação de seus serviços ou produtos
O Instagram também é uma excelente forma de divulgar seus serviços ou produtos. Por exemplo, caso você trabalhe com a venda de doces, a rede social pode ser uma excelente vitrine para buscar novos clientes e até mesmo negociar encomendas por meio das mensagens diretas.
É possível usar o Instagram para divulgar seus serviços e produtos.Fonte: Diego Borges / Reprodução
Agora, se você quer divulgar o seu serviço, por exemplo, de personal trainer, o Instagram pode ser uma boa alternativa para apresentar suas aulas e seus treinamentos. O importante é deixar sempre formas de contato e, se possível, valores de aulas ou de planos.
No futuro, Instagram pode ter monetização como no YouTube
Embora ainda não esteja implementado, o Instagram já estuda um programa de monetização dos seus vídeos de forma parecida com a do YouTube, ou seja, você ganharia um determinado valor em cima das visualizações reproduzidas de propagandas dentro da plataforma.
Atualmente, o YouTube trabalha com o Custo por Mil Visualizações (CPM). Ele funciona da seguinte forma: o valor é calculado pelo montante de visualizações, portanto, a cada mil reproduções de propagandas em seus vídeos, você recebe uma parte do dinheiro investido pelos anunciantes.
IGTV pode ganhar recurso de monetização em breve.Fonte: Divulgação / Instagram
Porém, ainda não sabemos como o Instagram irá utilizar esse sistema de pagamento, podendo até mesmo implementar um mecanismo totalmente novo. O jeito é esperar as futuras atualizações na plataforma.
E você, tem alguma dica de como faturar uma grana extra pelo Instagram? Conte para a gente aqui nos comentários.
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