O Instagram tem sido utilizado por inúmeras empresas e empreendedores como uma poderosa ferramenta para divulgação e venda de produtos nas redes sociais. Pensando nisso, a rede social desenvolveu o Instagram Shopping, uma ferramenta que permite oferecer um botão de compra para os consumidores, similar à marcação de pessoas em uma imagem.
A opção está disponível para perfis comerciais e permite a inclusão de 5 produtos por imagem ou até 20 em formato de carrossel. Dessa forma, a ferramenta inclui as informações como se fossem etiquetas de preço, com nome e valor, em uma tag que aparece quando o usuário toca na imagem.
Vantagens de colocar o preço nos produtos no Instagram
- Destaque para produtos em promoção, afinal as pessoas adoram comprar opções com preço reduzido.
- Mostra profissionalismo para sua empresa e agrega credibilidade.
- Dá mais transparência e coloca o preço como um atributo positivo, mais um benefício.
- Ajuda na qualificação dos seus seguidores, pois ficarão com você apenas aqueles realmente interessados nos produtos.
- Agiliza os atendimentos, pois não enche sua inbox com contatos solicitando o preço e outras informações já inclusas nos anúncios.
(Fonte: Pexels/Reprodução)Fonte: Pexels
Para colocar o preço nas fotos do Instagram você precisa de:
- uma conta comercial no Instagram;
- ter uma loja configurada no Facebook;
- pelo menos oito fotos publicadas no perfil;
- colocar a logo da sua loja como foto de perfil;
- cadastrar a categoria correta de produto oferecido na bio do perfil com o site da empresa;
- estar com o aplicativo em sua última versão.
Vale ressaltar que, para conseguir incluir essa funcionalidade, é preciso que todos os itens estejam cadastrados também na página do Facebook da sua loja.
Como ativar a aba "Loja" no Facebook
Para ativar a sua loja no Facebook, você precisa que a página esteja com as mesmas informações do perfil do Instagram. Além disso, a conta precisa ser comercial, estar vinculada ao seu perfil como administrador e ter o gerenciador de negócios configurado.
- Em sua página, vá para a área de configurações.
- Clique em “Modelos e Guias” e vá em “Padrão” para edição.
- Clique em “Compras” e em “Ver Detalhes”.
- Aperte “Aplicar Modelo” e acesse sua página para verificar se houve a inclusão no menu esquerdo.
Depois disso, é necessário colocar os produtos no Facebook Business criando um catálogo.
(Fonte: Pexels/Reprodução)Fonte: Pexels
Como colocar os preços em imagens do Instagram
Após a configuração na página do Facebook da sua loja, é preciso solicitar essa funcionalidade no perfil do Instagram. Na área de configurações, clique em “Empresa” e depois em “Compras no Instagram”. Após essas etapas, o perfil passa para a fase de verificação, que pode levar alguns dias.
As notificações de andamento podem ser acompanhadas clicando na área de “Compras”, em “Configurações”, a qualquer momento.
Com a conta aprovada pelo Instagram, será possível incluir as informações de preços.
- No perfil, clique nos três risquinhos no canto superior direito.
- Vá em “Configurações” e depois em “Negócios”.
- Clique em “Compras” e “Continuar”.
- Selecione o catálogo que você quer conectar com a conta e clique em “Concluir”.
O que pode ser vendido no Instagram?
Para habilitar e ser aprovado como vendedor no Instagram, você deve vender produtos físicos, pois não são aceitos produtos digitais. Além disso, categorias específicas, como remédios e armas, não são liberadas na plataforma.
(Fonte: Pexels/Reprodução)Fonte: Pexels
Habilitei a sacolinha, e agora?
Divulgue para seus seguidores a novidade para facilitar as compras e ter acesso a todo o catálogo da loja. Aproveite as postagens e marque mais de um produto, pois isso incentiva os clientes a verem vários itens e aumenta as chances de visitarem mais páginas e adquirirem outras opções. O carrossel de imagens também permite a inclusão de várias fotos e a marcação de produtos em todas, potencializando a divulgação.
Fique atento às datas comemorativas que podem ajudar em promoções e oferecer novas oportunidades de negócios, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal. Planeje a produção do seu conteúdo e capriche nas fotos e nos textos de apoio, já que eles ajudam a contar a história da sua marca e da sua empresa e a engajar os seguidores.
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