O TikTok é oficialmente o aplicativo de mídia social mais baixado do mundo, revela uma análise global realizada pelo jornal Nikkei Asia. A rede social chinesa superou plataformas populares como Facebook, Instagram e WhatsApp.
Antes considerado um “azarão” nos bastidores, o TikTok teve uma taxa de crescimento sem precedentes no último ano. Tal como, o app ocupa o posto de plataforma mais utilizada pela Geração Z durante o tempo livre.
Ranking de apps divulgado pelo Nikkei Asia.Fonte: Nikkei Asia/Divulgação
Conforme o Nikkei Asia, a pandemia deu um grande impulso na popularidade do TikTok. Além de ser um meio de entretenimento enquanto as pessoas estavam em casa, a plataforma foi adotada por muitos artistas e influenciadores digitais.
Por outro lado, a rede social enfrentou dificuldades após o ex-presidente americano Donald Trump acusá-la de ser um “risco à segurança nacional”. Os downloads do app foram banidos temporariamente nos EUA até Joe Biden revogar o decreto em junho deste ano.
Embora não tenha grandes recursos de segurança em relação à privacidade, as acusações não afetaram a popularidade do TikTok. Segundo especialistas, talvez a plataforma seja divertida o suficiente para os usuários não se preocuparem com essa questão.
Mesmo envolvido com polêmicas, TikTok não perdeu números significativos de usuários.Fonte: Lam Yik/Bloomberg News
Nova forma de criar conteúdos
O TikTok trouxe de volta a tendência de vídeos rápidos com tempo médio de 15 segundos e o objetivo simples de ser engraçado. Apesar de o formato ter ganhado popularidade com o Vine em 2014, a rede chinesa expandiu o conceito.
Hoje, é possível encontrar conteúdos educacionais, life hacks, tutoriais de culinária e vários outros tópicos. Seguindo a proposta de criar entretenimento, diversas empresas também usam essas infinitas possibilidades para divulgar produtos e serviços.
Por consequência, a “fórmula de sucesso” foi adotada por outras mídias sociais concorrentes para tentar atrair mais público. Dessa forma, o Instagram criou a ferramenta Reels e o YouTube adicionou o recurso Shorts.
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