O mídia kit é um documento de apresentação profissional muito utilizado por produtores de conteúdo, sobretudo em plataformas como Instagram e YouTube. O objetivo desse documento é apresentar o criador à empresa ou cliente em potencial, destacando seu desempenho na rede social.
Embora seja algo popular atualmente, uma vez que muitos digital influencers abordam o assunto em seus perfis, nem todos os profissionais da área têm um mídia kit. Seja por desconhecer sua importância na hora de buscar trabalhos de publicidade ou parcerias, seja por ainda considerar sua elaboração muito complexa. Neste texto, vamos apresentar uma forma fácil e prática de criar um mídia kit, além de dar dicas do que não pode faltar nesse documento.
Como criar um mídia kit?
A plataforma de design gráfico Canva é uma grande aliada dos produtores de conteúdo. Afinal, grande parte deles utilizam seus recursos para desenvolverem publicações para redes sociais, a exemplo do Instagram. Felizmente, a plataforma também oferece uma série de modelos pré-prontos voltados para o mídia kit.
Cada template tem uma formatação distinta, mas todos eles são customizáveis. Assim, você pode alterar cores, designs, fontes, bem como incluir imagens, biografias, dados das redes sociais, entre outros — tudo isso de forma fácil e muito intuitiva. Ao final, ainda é possível baixar o arquivo em PDF gratuitamente. Confira, a seguir, o passo a passo para utilizar a plataforma:
Passo 1: acesse o Canva, selecione “Entrar” e forneça as credenciais de sua conta para fazer login. Localize o campo de busca no canto superior direito, escreva “press kit” e selecione o primeiro resultado.
Passo 2: essa ação levará a uma página com diversos templates de mídia kit. Selecione aquele que mais o agrada e clique para editar.
Passo 3: para alterar os campos de texto, basta clicar duas vezes e inserir as informações. Personalize tudo, alterando o nome, a descrição do trabalho, os números referentes às redes sociais etc. Caso queira formatar fonte, tamanhos e cores, utilize a barra de ferramentas na parte superior da tela.
Passo 4: na barra lateral esquerda, clique em “Uploads” e selecione “Fazer upload” para subir as fotos na plataforma. Assim que as imagens estiverem carregadas, arraste-as para os campos de imagem do documento e ajuste as dimensões conforme desejar.
Passo 5: se quiser mudar as cores do documento, clique sobre as formas gráficas e/ou o fundo da imagem. Na barra de ferramentas, mais precisamente na extremidade esquerda, será exibido um quadrado com a cor do objeto, sobre o qual você deve clicar. Isso abrirá uma janela lateral com outras opções de cores.
Passo 6: alguns modelos de mídia kit apresentam mais de uma página. Se for o caso, role a tela para baixo e edite as páginas seguintes. Ao fim das edições, vá até a barra superior, clique no símbolo de seta para baixo e selecione “Baixar” para fazer o download do arquivo em PDF.
Quais dados inserir no mídia kit?
A primeira informação que não pode faltar é quem é você ou qual é sua marca. Isso pode ser explicado de forma breve nos parágrafos iniciais. Também vale abordar sua missão, seus valores, seus propósitos, seus interesses e suas habilidades. Em outras palavras, exponha qual é a motivação de seu trabalho e como ele se dá nas redes sociais.
Uma das informações imprescindíveis no mídia kit é seu "nicho de mercado". Embora esse não seja o termo mais adequado, ele é elucidativo. Se você é um influenciador que prega a vida saudável, é adepto de uma dieta vegana e pratica exercícios físicos frequentemente, por exemplo, uma marca de fast-food dificilmente se beneficiaria com uma parceria.
Seguindo essa mesma lógica, é preciso deixar bem claro qual é o perfil de seus seguidores. Esses dados são altamente decisórios para empresas na seleção de um produtor de conteúdo, afinal o público-alvo do produto ou serviço a ser anunciado deve estar alinhado com o anunciante.
Também é importante que você informe o desempenho de seu perfil através de métricas, como número de seguidores, alcance e impressões, bem como uma média de likes, visualizações, comentários, entre outros dados (no Instagram, é possível acessar todas essas métricas na versão comercial/profissional). Por fim, não se esqueça de inserir as redes sociais com as quais trabalha, seu perfil em cada uma delas e, é claro, dados para contato.
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