O Instagram se tornou, gradativamente, uma rede social permeada por métricas e ferramentas comerciais; entre elas, está um recurso que informa quantas pessoas visitaram o perfil nos últimos 7 dias. Embora nem todos saibam, é possível ter acesso a essa e outras informações, mesmo não sendo uma empresa ou um criador de conteúdo.
Essa métrica, que está disponível de forma nativa no aplicativo, é especialmente útil para acompanhar o desempenho do perfil quanto ao conteúdo que está sendo produzido. E isso vale não apenas para quem trabalha com a rede social, mas para qualquer um que tenha interesse nesse tipo de análise.
Como ver quantas visitas o perfil teve?
Embora seja útil para uma vasta gama de usuários, o número de acessos ao perfil faz parte do recurso Insights, que somente é exibido para contas profissionais. Assim, contanto que a conta seja comercial, basta acessar a página “Perfil”, e a informação é automaticamente mostrada na parte superior da tela, logo abaixo do nome de usuário. É possível ver o número de acessos em 7 dias, mas o Instagram não identifica quais perfis visitaram a conta.
Caso queira verificar outras métricas, basta clicar sobre o número de visitas ou ir até Perfil > Menu (indicado por três traços, no canto superior direito) > Insights. Feito isso, é possível inclusive ver em quais dias da semana houve “mais audiência” no perfil e comparar os números com o histórico de interação registrado. Para isso, basta clicar em “Atividade” na página “Insights”.
Outras métricas do Instagram
Pelo Insights, o usuário tem uma visão ampla de como as pessoas reagem às postagens. Entre as diversas métricas disponíveis, está alcance da conta, impressões, interações com o conteúdo, número total de seguidores, além do desempenho de cada postagem (o que inclui todas as modalidades da rede social, como stories, IGTV e reels).
O Instagram ainda detalha o perfil de seus seguidores, informando as principais localizações dessas pessoas, faixa etária, gênero, horários de maior atividade, entre outros. O usuário da conta profissional também tem acesso a alguns recursos extras:
- Botões de ação — Permitem adicionar o botão de “Ligar” e “Enviar e-mail” ao administrador da conta;
- Anúncios — Possibilitam a criação e a configuração de anúncios para atingir públicos segmentados;
- Categoria — Ao criar um perfil profissional, é possível escolher a categoria, que pode ser “blogueiro”, “figura pública”, “jornalista”, entre outras opções.
Como ter um perfil comercial?
Já vimos que, para acessar tais métricas, é preciso ter um perfil comercial (mesmo que seja essencialmente pessoal). Isso pode ser feito de duas formas: “convertendo” o perfil pessoal ou criando um perfil profissional independente.
Como criar um perfil comercial com sua conta
Antes de qualquer coisa, é preciso que o perfil seja público. Caso você tenha uma conta privada, basta acessar Perfil > Menu (indicado por três traços, no canto superior direito) > Configurações > Privacidade > Conta pública (localizada na seção "Privacidade da conta", logo no início da página). Feito isso, siga o passo a passo:
Passo 1: acesse a aba “Perfil” e clique no símbolo de três traços na parte superior da tela para abrir o “Menu”.
Passo 2: toque no botão “Configurações” e, depois, em “Conta”.
Passo 3: role a página até encontrar a opção “Mudar para conta profissional” e toque nela. Confirme a ação em “Continuar”.
Passo 4: agora é o momento de escolher a categoria da conta. Entre as opções disponíveis, estão blog pessoal, blogueiro, coach pessoal, agência de mídia social, chef pessoal, serviço de escrita, assistente pessoal, serviço local, compras e varejo. Selecione a que mais se adequa a seu perfil e escolha se a categoria ficará pública. Por fim, toque em “Concluir”.
Passo 5: informe a finalidade da conta, se será empresarial ou de criação de conteúdo. Feito isso, toque em "Avançar".
Ao fim do processo, o Instagram dará metas que visam melhorar seu desempenho na rede social, como seguir outros perfis, realizar postagens e convidar amigos. Isso, contudo, não é obrigatório e pode ser ignorado.
Como criar um perfil comercial independente
Caso queira criar um perfil comercial independente sem alterar sua conta pessoal, basta seguir o caminho Perfil > Menu (indicado por três traços, no canto superior direito) > Configurações > Conta. Em seguida, role a página até o fim e selecione a opção “Adicionar nova conta profissional”.
Aqui, há a necessidade de informar um número de telefone ou e-mail para vincular ao novo perfil. Ademais, basta seguir as instruções do Instagram.
É importante destacar que o app pode levar algum tempo para reunir métricas referentes ao perfil, então, caso o número de visitas ou outras informações não apareça imediatamente, fique tranquilo. Por fim, vale lembrar que sempre é possível retornar ao perfil pessoal e tornar a conta privada, caso mude de ideia.
Fontes
Categorias