Nathan Apodaca, norte-americano que ficou famoso no TikTok, decidiu anunciar seu vídeo viral como criptoarte por nada menos do que US$ 500 mil. A postagem, feita em setembro de 2020, acumulou 12 milhões de curtidas na rede social. Agora, Apodaca quer aproveitar o frenesi em torno do mercado de Tokens Não Fungíveis (ou NTFs) para lucrar com o feito.
No vídeo, o norte-americano (também conhecido como Doggface) aparece andando de skate em uma rua de Idaho, cidade nos Estados Unidos, escutando a música Dreams da banda Fleetwood Mac enquanto bebe um suco de framboesa. Embora pareça algo simples, a postagem se tornou um fenômeno, com direito a curtidas, compartilhamentos e até mesmo pessoas reproduzindo a cena.
A repercussão foi tão grande que chegou a triplicar o número de reproduções da música no Spotify. A previsão é de que o vídeo seja vendido nesta sexta-feira (19) em um leilão no site rarible.com.
O que são NFTs?
De uma forma geral, bens não fungíveis são autênticos, ou seja, não podem ser substituídos ou trocados por semelhantes — como é o caso do vídeo em questão. Por meio da tecnologia blockchain, é possível emitir um certificado de propriedade digital inviolável para esses bens. Na prática, a obtenção desse documento garante a posse de algo no mundo virtual que ninguém pode copiar.
"Tokenizar nada mais é do que você pegar um objeto que tem algum valor e transferir ele para o mundo digital em uma blockchain", explicou Julieti Brambila, diretora jurídica do Alter, primeira cripto conta do Brasil.
Fontes
Categorias