Em meio às desavenças entre o Twitter e o governo da Índia, que nessa quarta-feira (10) solicitou à empresa o bloqueio de vários perfis envolvidos nos protestos de agricultores, uma nova rede social com características semelhantes ao serviço americano começa a ganhar força no país asiático.
Trata-se do Koo, uma plataforma de microblog lançada em 2020 e que já ganhou a adesão de vários políticos e funcionários do governo indiano, que inclusive têm convocado seus seguidores para mudar de rede e alertado a eles sobre a possibilidade de banimento da empresa em caso de “desrespeito às leis locais”.
A alternativa indiana ao Twitter apresenta algumas semelhanças com a versão mais famosa, a começar pelo logotipo do Koo, que é um pássaro. Outros pontos em comum são a quantidade limitada de caracteres para as postagens, chamadas de “koos”, os tradicionais trending topics (assuntos mais comentados do momento) e a interface de verificação da conta do usuário.
A rede social indiana, que tem muitas semelhanças com o Twitter, funciona no Android e na web.Fonte: Google Play Store/Reprodução
Na plataforma mais recente, os usuários também podem compartilhar conteúdos com outros serviços de maneira bem fácil e rápida. Para enviar um link de alguma postagem pelo WhatsApp ou Facebook, por exemplo, basta selecionar o ícone específico para o app desejado entre as opções.
Disponível para Android e na web
Por enquanto, o app Koo está disponível apenas para Android, na versão móvel, podendo ser baixado gratuitamente na Google Play Store, onde a rede social é descrita como um lugar para compartilhar suas opiniões, se atualizar, seguir artistas, políticos, atletas, jornalistas, ativistas e celebridades.
O “Twitter indiano”, que tem no momento quase 70 mil downloads, também pode ser acessado pelo computador, por meio da versão para web, compatível com qualquer navegador.
A rede social suporta cinco idiomas indianos atualmente, mas os desenvolvedores afirmaram que mais línguas locais serão adicionadas em breve.
Fontes
Categorias