O Facebook anunciou nesta quinta-feira (3) um novo recurso para ajudar a combater a desinformação na rede social. A novidade é a redução na quantidade de vezes que você pode encaminhar uma mensagem a grupos ou contatos no Messenger.
A partir de agora, será possível apenas mandar uma mesma mensagem a cinco pessoas ou grupos por vez para "desacelerar o espalhamento de desinformação viral e conteúdos danosos".
Como exemplos, o Facebook citou no blog oficial da plataforma a quantidade de fake news a respeito do novo coronavírus e também a proximidade das eleições presidenciais norte-americanas, que acontecem em novembro de 2020. O funcionamento da novidade é bem simples: ao escolher para quem um recado será enviado, o botão de escolher mais conversas é desabilitado quando o limite é atingido.
O WhatsApp, que também pertence à rede social, começou há dois anos os primeiros experimentos para reduzir o encaminhamento de mensagens. Após testes na Índia e no Brasil, o recurso foi ampliado em 2020, também por causa da pandemia. No mensageiro, mensagens que já foram muitas vezes encaminhadas por uma mesma pessoa ou em todo o serviço só podem ser compartilhadas em uma conversa por vez.
Fontes
Categorias