Em breve, o Facebook o avisará quando estiver prestes a compartilhar uma notícia antiga. O aviso da rede social aparece no aplicativo antes do compartilhamento de conteúdos datados em mais de 90 dias.
As notificações são encaminhadas para os usuários assim que eles inserem o link em uma publicação. As datas das notícias são verificadas pelo mecanismo de checagem introduzido na rede social em 2018. Se o artigo ou notícia foi publicado há mais de três meses, o usuário se depara com uma janela com um aviso e o botão de “continuar” ou “voltar” para repensar na publicação.
A decisão parte da administração da rede social. John Hegeman, vice-presidente do Feed and Stories, revela que pesquisas internas no Facebook apontaram que datas de artigos são importantes para a validade da informação. “Nos últimos meses, nossas pesquisas internas revelaram que a data de um artigo é uma importante parte do contexto que ajuda as pessoas a decidir o que ler, no que confiar e compartilhar”, comentou.
Informações correm e a situação pode mudar repentinamente. Durante a pandemia, por exemplo, notícias antigas podem gerar confusão e desinformação em leitores desavisados. Similarmente, período de eleições é um momento delicado para as informações que correm na rede social e notificar usuários sobre a data de um artigo é uma forma de combater às fake news.
A rede social afirma que pretende lançar novos tipos de notificações para minimizar ainda mais a desinformação na rede social. Uma dessas notificações especiais, inclusive, encaminhará usuários para o “Covid-19: Central de Informações” quando publicarem algo relacionado a doença.
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