O Facebook apresentou nesta terça-feira (31) uma nova seção no aplicativo da rede social para ajudar a conectar pessoas durante a pandemia do novo coronavírus. A seção Community Help tem um objetivo bem específico: juntar usuários que estejam próximos geograficamente e precisem ou estejam dispostos a oferecer ajuda em tempos de isolamento social recomendado.
A plataforma é uma espécie de mural de recados misturada com o setor de anúncio de produtos. A diferença é que as publicações são de pessoas necessitadas, que fazem parte de um grupo de risco e pedem que alguém vá ao mercado por elas, por exemplo, ou voluntárias, desde jovens até empresas dispostas a doar equipamentos de segurança, como máscaras.
Quem está disposto a ajudar pode comentar nas publicações ou enviar uma mensagem direta para o usuário que está necessitando. É possível verificar no canto direito da tela o "raio" selecionado, que mostra só publicações a uma distância máxima para evitar grandes deslocamentos e de fato contribuir com a comunidade local.
O funcionamento do Community HelpFonte: Facebook
O recurso de doações, que é comum no Facebook em países como os Estados Unidos, também foi vinculado à plataforma e une pedidos de entidades como o Centro de Controle de Doenças (CDC).
Por enquanto, o Community Help funciona apenas em algumas regiões: Estados Unidos, Reino Unido, França, Austrália e Canadá, mas o Facebook prometeu levar o serviço para mais mercados "nas próximas semanas". No Brasil, a página ainda está marcada como indisponível.
Fontes
Categorias