Os filtros do Instagram fazem o maior sucesso nos Stories. Porém, a rede social está de marcação cerrada em cima daqueles que prometem diagnosticar pessoas com coronavírus. Ainda que sejam “brincadeiras”, esses efeitos de realidade aumentada estão sendo banidos da plataforma, devido à seriedade com que o assunto precisa ser levado.
Em postagem no Facebook, foi informado que os efeitos existentes foram excluídos e os novos não serão aceitos. Outros filtros mais “inofensivos”, como máscaras ou versões animadas do coronavírus, que não infringem as regras do Instagram, não serão mostrados nos resultados de pesquisa – a não ser que tenham sido desenvolvidos por alguma organização de saúde renomada.
Filtros espalham desinformação e podem gerar pânico.Fonte: The Sun
Efeitos como “a probabilidade de você contrair o coronavírus” ou “quantos papéis higiênicos você deve estocar” não trazem nenhuma informação construtiva, podendo aumentar a paranoia em torno da doença, que merece ser tratada de forma séria.
Outra medida que está sendo implementada pelo Instagram é incluir um link com informações da covid-19 no topo do feed de usuários em países que já apresentam pacientes com a doença – ou seja, quase todos. Os dados são da Organização Mundial da Saúde e ficarão no ar pelas próximas semanas, alertando sobre sintomas, prevenção e tratamento. Também estão sendo excluídas hashtags que espalham fake news e desinformação, já que este é um momento em que todos precisam estar cientes da gravidade da pandemia.
Link no topo do feed leva a informações sobre a covid-19.Fonte: Engadget
Fontes