Segundo o The Wall Street Journal, o Facebook suspendeu os planos de vender anúncios no status do WhatsApp. Fontes ligadas ao assunto confirmaram ao veículo que a gigante das mídias sociais teria desfeito a equipe dedicada a trazer essa funcionalidade ao app de mensagens. Inclusive, até mesmo o trabalho de desenvolvimento desse grupo teria sido totalmente excluído do código da plataforma nos últimos meses. O motivo para essa mudança não foi indicado.
Entretanto, o WSJ revelou que a ideia não está totalmente descartada, pois Zuckerberg ainda busca meios de monetizar o WhatsApp, adquirido em 2014 por US$ 22 bilhões. Aliás, esse interesse foi um dos motivos para a saída de Jan Koum e Brian Acton — cofundadores do mensageiro gratuito — do Facebook entre 2017 e 2018. No geral, a dupla acreditava que o uso de publicidade poderia enfraquecer a criptografia de ponta a ponta da ferramenta e, portanto, colocar em risco a privacidade de usuários.
Conforme o jornal, até que uma solução para a rentabilização seja encontrada, o Facebook se concentrará em trazer novas soluções para empresas se comunicarem com clientes por meio do WhatsApp. No final de 2019, a companhia trouxe a opção de criar catálogos de produtos dentro do app.
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