O Facebook e o Instagram estão reforçando as regras das redes sociais contra anúncios envolvendo armas, tabaco e cigarros eletrônicos (ou "vapes"). A partir de agora, influenciadores estão proibidos de postar conteúdos patrocinados desses produtos — com o risco de serem banidos das plataformas.
Anteriormente, marcas já estavam proibidas em ambos os serviços de fazerem postagens que incentivavam a compra desses produtos. Além disso, publicações sobre o consumo de álcool e suplementos de dieta só serão aprovados mediante "restrições especiais".
Essa é a primeira vez que as plataformas limitam que tipo de serviço influenciadores podem promover em seus perfis pessoais, o que deve gerar polêmica entre os usuários sobre o controle exercido pelas redes. Os cigarros eletrônicos já têm uma comunidade fiel que defende o consumo do produto como alternativa ao cigarro convencional, mas recentes estudos sobre possíveis problemas de saúde ligados à atividades aumentaram as críticas a essa prática. As novidades começam a entrar em vigor "nas próximas semanas".
O sistema vai melhorar
Em paralelo, o Facebook ainda anunciou o Brand Collabs Manager, uma espécie de grupo seleto de influenciadores que vai ajudar a conectar marcar com criadores de conteúdo, trocando experiências e direcionando ações para melhorar o engajamento com o público.
Essa pode ser uma ferramenta valiosa de dados para anunciantes interessados em métricas e possibilidades de criação de conteúdo publicitário — algo especialmente útil no Instagram, agora sem o contador público de curtidas.
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