O uso de ferramentas de inteligência artificial é cada vez mais comum nas redes sociais para definir, entre outras coisas, quais tipos de conteúdos sugerir aos usuários. Tentando esclarecer a utilização dessa tecnologia num momento em que outras plataformas são acusadas de levar os internautas a postagens extremistas, o Instagram explicou, em seu blog oficial, como a IA ajuda a escolher o que mostrar na guia Explorar.
Em postagem assinada pelo engenheiro de software Ivan Medvedev, a rede de compartilhamento de fotos esclareceu que usa um método chamado “incorporação de palavras” para identificar contas semelhantes entre si, estudando a ordem que as palavras surgem no texto para averiguar a relação entre elas.
A tecnologia é capaz de perceber que a palavra “fogo”, por exemplo, aparece frequentemente junto a expressões como “caminhão” e “alarme” mas raramente ao lado das palavras “sanduíche” e “pelicano”. Partindo desse princípio, são analisadas as contas iniciais — perfis com os quais você já interagiu — para fazer a recomendação de conteúdos.s
Conforme Medvedev, são selecionados em torno de 500 conteúdos após esse procedimento e aplicados filtros para remover spam, informações falsas e publicações que violam a política de postagens. O que resta é classificado com base na probabilidade de o usuário interagir com cada um e, por fim, os 25 principais posts surgem em destaque na sua aba Explorar.
Como personalizar os conteúdos sugeridos
Em entrevista ao The Verge, o engenheiro de software do Instagram deu uma dica interessante para quem deseja personalizar o conteúdo que aparece na guia Explorar. Segundo ele, o melhor caminho é interagir cada vez mais com os assuntos dos quais você gosta, curtindo ou salvando-os.
Caso não queira ver um determinado tipo de postagem você pode informar ao Instagram a sua preferência, usando a opção “Não tenho interesse nessa publicação”, acessível no menu dos três pontos no canto superior direito de cada postagem. Fazendo isto, o algoritmo notará as suas escolhas, de acordo com Medvedev.
Categorias