O Facebook anunciou seus planos de entrar no mercado de criptomoedas a pouco tempo e antes mesmo do projeto ser aprovado por agentes reguladores já existem anúncios fraudulentos da Libra na rede social. O The Washington Post contabilizou uma dúzia de contas, páginas e grupos falsos no Facebook e Instagram se passando por centros oficiais da criptomoeda.
Algumas destas fraudes ainda oferecem links com preços mais baixos para a comercialização da Libra. Os anúncios são similares ao que poderiam ser as propagandas reais da Libra, caso esta já estivesse disponível, e vão além do Facebook podendo ser encontrados em plataformas como YouTube e Twitter.
Só no papel
A criptomoeda da rede social recebeu o apoio de empresas como MasterCard, Visa e PayPal, mas órgãos reguladores dos EUA e Europa não estão confiantes que o Facebook irá conseguir garantir a segurança e infraestrutura necessária para este tipo de operação.
A empresa afirma que a criptomoeda terá base em ativos reais, incluindo depósitos bancários e títulos do governo e que será possível garantir a segurança de dados dos usuários. Por outro lado, o Facebook afirmou que disponibilizará a Libra apenas quando os órgãos reguladores estiverem convencidos de sua segurança — o que pode ser um desafio visto que a criptomoeda nem foi lançada e já está envolvida em fraudes.
Fontes
Categorias