Os movimentos que são contra vacinação e outros teóricos da conspiração vão ter uma bela dor de cabeça para propagar suas ideias danosas no Instagram: a rede social anunciou hoje que vai bloquear hashtags que ajudem a propagar mensagens falsas sobre vacinação. Com isso, essas palavras-chave não vão mais aparecer no sistema de busca do aplicativo.
A plataforma vai usar informações da Organização Mundial da Saúde e outras instituições focadas em desmascarar dados cientificamente mentirosos
Não é a primeira vez que o Instagram bloqueia a busca de hashtags para a segurança de seus usuários: a plataforma já fez o mesmo em relação à venda e ao uso de drogas, de práticas de automutilação e ligadas ao suicídio.
A importância do discernimento
Um ponto importante de mencionar é que esse controle do Instagram vai diferenciar opiniões pessoais de informações que não são cientificamente corretas. Mensagens como “vacinas fazem eu me sentir mal” estão completamente liberadas; já coisas como “vacinas causam autismo” — que é uma informação falsa — serão bloqueadas. Para fazer essa diferenciação, a plataforma vai usar informações da Organização Mundial da Saúde e outras instituições focadas em desmascarar dados cientificamente mentirosos.
É difícil medir o impacto dessa medida: para alguns, não é o suficiente para impedir a propagação de informações falsas; para outros, trata-se de censura à liberdade de expressão. A ação vai pelo menos dificultar o acesso a essas fake news. Como complemento a essa medida, o Instagram ainda planeja colocar em funcionamento um sistema que vai mostrar um popup sempre que um usuário fizer uma busca sobre algum assunto polêmico, como as próprias vacinas.
Fontes
Categorias