Uma pesquisa realizada pelo instituto Panorama Mobile Time / Opinion Box sobre os aplicativos mensageiros que usamos para nos comunicar pela internet mostrou que no mês de fevereiro o Instagram – que aparece pela primeira vez nessa lista – já ultrapassou o Messenger do Facebook em frequência de uso no Brasil.
A rede social de fotos e vídeos já é mais usada na hora de conversar diretamente com outras pessoas do que o mensageiro do Facebook
Instalado em 65% dos smartphones usados no Brasil, o Instagram, que tem como função primária ser uma rede social de fotos e vídeos, assumiu um papel de comunicador com suas mensagens privadas, chamadas também de inbox, e vinha sendo citado pelos usuários nessa função cada vez mais nos últimos quatro anos.
Comunicação diária
Apesar do Messenger estar instalado em mais smartphones do que o Instagram (69% contra 65%), a rede social de fotos e vídeos já é mais usada na hora de conversar diretamente com outras pessoas do que o mensageiro do Facebook. A diferença é que apenas 62% afirmaram que abrem o app do Messenger todos os dias, enquanto que 82% acessam o Instagram diariamente.
Quando analisamos as faixas etárias, vemos o óbvio: o Instagram é o queridinho dos mais jovens
No fim das contas, os dois aplicativos e o WhatsApp – que é disparado o comunicador mais utilizado no Brasil, instalado em 97% dos smartphones no Brasil – são todos do mesmo dono: Mark Zuckerberg, que já afirmou que pretende integrar em um backend único o WhatsApp, o Messenger e o Instagram, por entender que os três têm mais semelhanças que diferenças.
O queridinho das jovens
O relatório também deu mais detalhes sobre quem usa mais o Instagram: no caso, são as mulheres, visto que 69% das brasileiras possuem o Instagram instalado, enquanto que só 61% dos brasileiros têm o aplicativo no celular. Em termos de grau de fidelidade ao app, as mulheres também vencem, com 86% contra 82% no caso dos homens.
Quando analisamos as faixas etárias, vemos o óbvio: o Instagram é o queridinho dos mais jovens. Na faixa entre 16 e 29 anos, o app está instalado em 74% dos smartphones. O percentual cai para 61% no grupo entre 30 e 49 anos, e baixa para 51% entre aqueles com 50 anos ou mais. O grau de fidelidade do Instagram também é maior entre os jovens (89%) do que entre os mais velhos (64%).
Fontes
Categorias