Pagar influenciadores digitais para promover coisas em suas redes sociais é uma prática comum e relativamente simples, mas, às vezes, a situação sai um pouco do controle. É o que aconteceu com a mais recente iniciativa do Snapchat para tentar promover a segunda versão dos seus óculos Spectacles.
A PR Consulting (PRC), assessoria de imprensa contratada pela companhia, está processando o influenciador digital Luka Sabbat após ele não cumprir as ações pré-definidas para divulgar os óculos do Snapchat em sua conta do Instagram.
Segundo o TechCrunch, Sabbat foi contratado para fazer uma postagem no feed do Instagram, três Stories e, ainda, ser fotografado durante as Semanas de Moda de Paris ou Milão — sempre usando os óculos. Além disso, dois de seus Stories deveriam contar com o “desliza para acessar” que levariam os seus seguidores até à loja virtual dos Spectacles. Depois, ele deveria enviar as estatísticas de alcance das campanhas para a PRC.
Luke Sabbat está sendo processado pela assessoria de imprensa do Snapchat. (Fonte: Instagram/Luke Sabbat)
De tudo isso, Sabbat fez apenas um Story, não incluiu os dois links “deslizar para cima”, não foi fotografado nos eventos públicos e não enviou as estatísticas da campanha para os seus contratantes. Como já havia recebido um adiantamento de US$ 45 mil para fazer tudo, ele não recebeu os US$ 15 mil restantes e está sendo processado.
E a PRC não quer apenas recuperar os US$ 45 mil já pagos, mas também receber outros US$ 45 mil em indenização. A Snap, dona do Snapchat e dos Spectacles, garante não estar envolvida na decisão de processar o influenciador.
Fontes
Categorias