O Snapchat está trabalhando em uma atualização que pode transformar o app em uma espécie de motor de buscas. A novidade seria fruto de uma parceria entre a rede e empresas como Amazon e Shazam, que usariam as informações dos usuários para identificar objetos, músicas e códigos de barras e oferecer produtos a partir da câmera do Snapchat. A funcionalidade ainda não foi lançada, mas está entre as descobertas de um programador que teve acesso ao código do novo aplicativo Android da rede.
Para usar a função, o usuário tem de fazer uma foto ou um snap de um objeto. A partir daí, o app pesquisa preços e oferece opções de compra nas plataformas de venda das empresas parceiras. Se não for capaz de reconhecer o produto, o aplicativo envia uma notificação alertando o usuário a respeito disso. Não se sabe, entretanto, se a tecnologia vai conseguir coletar os dados a partir de qualquer snap ou se o usuário precisará ativar a funcionalidade quando tiver interesse.
A novidade lembra bastante o funcionamento do Google Lens, exceto pelo fato de que, no caso do Snapchat, a rede vai recorrer a uma integração com outros apps para viabilizar a troca de informações. A empresa ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas seu histórico de parcerias leva a crer que o acordo deve se confirmar nas próximas atualizações – em 2016, o Snapchat já havia feito uma integração com o Shazam para possibilitar a identificação de músicas pela rede social.
O anúncio de novas parcerias e funcionalidades é parte da estratégia do Snapchat para tentar sair do vermelho. Com o sucesso do Stories, do Instagram, a rede tem perdido popularidade e dinheiro de maneira significativa: só no primeiro trimestre de 2018, seu prejuízo líquido foi de US$ 385 milhões.
Fontes
Categorias