Durante a audiência no Congresso dos Estados Unidos na última semana, Mark Zuckerberg falou que o Facebook sempre terá uma versão gratuita, mas deixou aberta a possibilidade de a rede ter, também, uma modalidade paga. Então, se você tivesse que pagar uma mensalidade para se ver livre de anúncios no Facebook, de quanto seria?
Dividindo a receita com publicidade apenas nos Estados Unidos e Canadá pelo número de usuários desses dois países cadastrados na rede, o TechCrunch chegou a uma média: cada usuário teria que arcar com pelo menos US$ 7 (cerca de R$ 25) por mês.
Contudo, esse não seria o valor ideal, visto que a possibilidade de se livrar de anúncios poderia resultar em uma diminuição ainda maior da renda oriunda de publicidade. Assim, o jornalista Josh Constine calcula que o valor ideal da mensalidade giraria entre US$ 11 e US$ 14 (entre R$ 37 e R$ 47, aproximadamente).
Para chegar a esse valor, Constine usa um elemento básico: quem está disposto a pagar para não ter anúncios provavelmente tem mais dinheiro e, por isso, é alvo preferencial dos anunciantes. Logo, se essas pessoas estão vendo menos anúncios, é bem provável que uma empresa não fique mais tão empolgada em investir o seu dinheiro de publicidade no Facebook.
Você estaria disposto a pagar quase R$ 50 por mês para usar o Facebook?
Entretanto, há também a possibilidade de a opção paga gerar uma reação inversa e positiva para a rede social. “Quem sabe, provavelmente as pessoas vejam isso da forma exatamente oposta, de que ter de ver aqueles anúncios pode não ser tão ruim diante da alternativa de pagar por uma assinatura”, aponta Constine.
Sem dúvidas, contudo, as cabeças pensantes dentro do Facebook poderão encontrar alguma solução para criar uma opção que garanta mais privacidade sem afugentar os anunciantes que vem sustentando as operações do Facebook até agora.
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