Um estudo do Pew Research Center, um instituto voltado ao mercado de redes sociais e tendências globais, concluiu que dois terços dos links compartilhados no Twitter para sites populares são realizados por "bots", em sistemas automatizados. Ao analisar 1,2 milhão de mensagens em inglês contendo algum link, a Pew revelou que no topo do ranking de compartilhamento automatizado estão conteúdos para sites de pornografia.
Surpreendentemente, o conteúdo de caráter noticioso ou ligado à política está apenas na quarta posição entre os links mais compartilhados pelos robôs. Já a categoria de esportes leva o segundo lugar e tem 76% de compartilhamentos via bots, com percentual próximo ao conteúdo comercial/publicitário, com 73%. Organizações têm 53% do conteúdo automatizado, logo atrás dos assuntos sobre celebridades, com 62% dos compartilhamentos.
O instituto Pew deixou claro que não foi analisado teor/veracidade dos compartilhamentos para um estudo mais aprofundado. O objetivo era quantificar a participação dos bots e evidenciar sua eficácia, em comparação à atividade humana. Os pesquisadores fizeram referência a “possíveis robôs” para chegar a esses números, devido à dificuldade de se atestar com certeza se uma entidade online é humana ou não. Para a análise, foi usada a ferramenta de machine learning Botometer, da Universidade de Indiana (confira o vídeo, com mais detalhes).
Com isso, fica evidente a relevante participação dos bots em compartilhamento de links no Twitter. O método automatizado tem seu lado positivo e é muito usado por portais de comunicação para aumentar o alcance de conteúdo. Além disso, tem a vantagem de não haver um horário de maior disseminação de informação. Os bots podem funcionar 24 horas por dia, atingindo públicos de diferentes perfis, em todos os horários.
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