Não é de hoje que a China limita o uso de palavras em plataformas populares, a exemplo do microblog Sina Weibo e do comunicador instantâneo WeChat. E isso aconteceu novamente no domingo (25), quando o Partido Comunista anunciou a extinção da limitação de dois mandatos para o presidente, o que significa a manutenção de Xi Jinping no poder por tempo indefinido. Muitos usuários tentaram manifestar o descontentamento e tiveram palavras e imagens censuradas, com destaque para o corte da letra “N”.
Quem citou mundos distópicos como “1984”, de George Orwell, ou o personagem Ursinho Puff (conhecido lá fora como Winnie the Pooh), assim como “Disney”, foi vetado. Isso porque o teor do livro de Orwell evoca o sentimento de aversão ao governo e Xi Jinping é constantemente comparado com o bichinho dos desenhos animados.
Could've expected this, but still pretty creative. First images of "king Winnie" surfacing on Weibo in response to Xi's potential indefinite rule: https://t.co/u9kL5OYGwq #XiJinping #kingwinnie pic.twitter.com/Bb6Dmy46xH
— Manya Koetse (@manyapan) 25 de fevereiro de 2018
De acordo com o China Digital Times, que fez uma lista de termos abolidos temporariamente, “animal farm”, “disagree”, “ascend the throne”, “shameless” e vários outros vocábulos simplesmente sumiram das publicações por serem considerados “conteúdo ilegal”.
Among words newly blocked on Chinese microblogging site Weibo, in wake of announcement that presidential term limits may be abolished:
— Catherine Rampell (@crampell) 27 de fevereiro de 2018
Animal Farm, 1984, disagree, my emperor, emigrate https://t.co/xgGy2JKcmM pic.twitter.com/wBqF22Uynf
Com relação ao “N”, Victor Mair, o professor de Literatura e Língua Chinesa da Universidade da Pensilvânia, disse que o “N” é análogo ao “X” para os ocidentais, o que poderia ser usado para sugerir, matematicamente, que Xi Jinping poderia ficar infinitamente no comando do país. Outros usuários do Twitter associaram a “infinity” e “no”.
— Sandra F Severdia (@underbreath) 25 de fevereiro de 2018
O Business Insider afirma que o corte terminou na terça-feira (27), mas não é de se espantar se acontecer novamente em breve.
Fontes
Categorias