Stories no Google: formato vai chegar ao mecanismo de buscas em breve

1 min de leitura
Imagem de: Stories no Google: formato vai chegar ao mecanismo de buscas em breve

A publicação de conteúdo na forma de Stories se popularizou com o Snapchat e depois se tornou presente nas outras redes, como Instagram e Facebook, e também no WhatsApp. Aparentemente, essa tendência vai continuar se consolidando, e a próxima ferramenta a receber o formato é a busca do Google nos dispositivos móveis. O AMP Stories, que faz parte do AMP Project, vai fornecer histórias, notícias e informações quando o usuário estiver fazendo sua pesquisa no site.

1

Você pode receber Stories quando buscar no Google por sites como o da revista People, rede CNN, The Washington Post, entre outros. A ferramenta mostra um carrossel com fotos, vídeos e textos rápidos otimizados para visualização no smartphone e em dispositivos móveis em geral. De acordo com o site The Verge, a empresa Vox Media trabalhou no AMP Stories do Google para o desenvolvimento de conteúdo e teria recebido investimentos para publicar materiais nesse formato.  Em declaração ao site, o diretor de Produtos da Vox Media, Joe Alicata, disse que o Stories do Google é "uma forma distinta e nova de contar histórias".

AMP é a sigla de Accelerated Mobile Pages (páginas móveis aceleradas), que permite o carregamento mais rápido das páginas nos dispositivos móveis. O Google lançou essa iniciativa de código aberto em resposta ao Instant Articles, do Facebook. A ferramenta permite melhorar o desempenho do consumo de conteúdo nos smartphones e tablets. O Google então uniu o projeto AMP ao conceito de Stories para que o conteúdo da busca seja carregado de forma mais otimizada em seu tablet ou celular.

2

Por ser um projeto de código aberto, teoricamente qualquer pessoa pode criar suas histórias no AMP Stories, mas isso não significa que o Google vai exibir qualquer conteúdo em suas páginas. Inicialmente, só um seleto grupo de grandes produtores de conteúdo terão suas histórias exibidas. O Google não anunciou quando o recurso vai ser totalmente lançado  nem onde ele vai ficar posicionado na tela. Também não haverá anúncios no AMP Stories, pelo menos não por enquanto.

Quer experimentar o recurso? Acesse o link em seu dispositivo móvel e busque por CNN, People, Wired, Mashable ou Cosmopolitan, por exemplo. Você vai poder conferir e navegar pelos Stories do Google logo após o primeiro resultado da pesquisa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.