O Twitter é uma rede social na qual as interações entre os usuários são baseadas em texto, mas, vez ou outra, alguma foto, GIF ou vídeo aparece nos posts da comunidade. O Twitter até conta com um recurso para ler em voz alta os tweets para usuários cegos, mas, quando alguma imagem é publicada, essa função não consegue dar conta de exprimir todo o significado da mensagem.
É por isso que o usuário Rob Long, um deficiente visual, publicou ontem (03) no Twitter um pequeno tutorial mostrando como as pessoas que compartilham fotos podem ajudar a ele a aos demais cegos do Twitter a entender os posts.
I’m a blind twitter user. There are a lot of us out there. Increase your ability to reach us and help us interact with your pictures, it’s really simple and makes a huge difference to our twitter experiance allowing us to see your images our way. Thanks for the description ?? pic.twitter.com/hCsjoFdmev
— Rob Long (@_Red_Long) 3 de janeiro de 2018
A dica leva o usuário a ativar a opção de “Escrever descrições das imagens” no menu de acessibilidade do microblog. Dessa maneira, sempre que você postar uma foto, poderá colocar uma pequena descrição do que está aparecendo para que seus tweets façam sentido também para que tem deficiência visual. Postagens com esse recurso ativado são lidas em voz alta pelo app do Twitter para Android e iOS para quem precisa de ajuda nesse sentido.
Para colaborar com essas pessoas, tudo o que você precisa fazer é acessar o menu lateral do app do Twitter e tocar em “Configurações e privacidade”. Em seguida, escolha “Acessibilidade” e, por fim, marque a opção “Escrever descrições das imagens”. Agora, sempre que você publicar algo com uma imagem, terá a oportunidade de descrevê-la logo antes de tocar em “Tweetar”.
Fontes
Categorias