O Facebook tentou comprar o Snapchat, não conseguiu e, sem superar a negativa, incluiu recursos idênticos aos da rede do fantasminha em basicamente todos os cantos. Essa variedade, porém, se mostrou uma grande bagunça e confundiu muita gente, mas a companhia de Mark Zuckerberg está tentando deixar tudo mais simples.
A partir de agora, tanto o Messenger Day quanto as Histórias do Facebook se tornam uma coisa só e passam a se chamar Stories, tal qual no Instagram. A ideia é bem básica e faz com que o conteúdo seja multiplataforma, então, aquilo que você posta nos Stories do Messenger aparece no app e no site da rede social e vice-versa.
Com isso, a marca Messenger Day, lançada em março deste ano, está oficialmente aposentada. A mudança vem corrigir um erro e finalmente adiciona à rede a ligação entre os serviços que muita gente já acreditava existir.
“Precisávamos facilitar para as pessoas compartilharem Stories entre os diferentes apps”, comentou o diretor de produto do Facebook, Connor Hayes, em entrevista ao TechCrunch. “Algumas pessoas de fato pensavam que essas experiências já eram conectadas. Sentimos que isso faria sentido.”
Facebook Stories agora é uma coisa só no Facebook e no Messenger.
Apesar da ligação oficial entre as plataformas, é importante ressaltar que as câmeras dos aplicativos permanecem diferentes entre si. Enquanto no Messenger é o foco está em dialogar com outros usuários por meio da personalização de textos e legendas, o Facebook se destaca pelos recursos de realidade aumentada, com as máscaras e filtros.
Essa não é a primeira medida da companhia de Zuckerberg para “reintegrar” o Messenger e a rede social. Recentemente, a companhia anunciou que os emojis de ambas as plataformas serão unificados, com o pacote original do Messenger sendo aposentado para dar vez às figuras do Facebook.
Com a recente mudança, o Facebook agora conta com "apenas" três serviços diferentes exatamente iguais aos do Snapchat: o Facebook Stories, o Instagram Stories e o WhatsApp Status. Vale lembrar que os Stories do Instagram podem ser compartilhados no Facebook, mas isso ainda não é um padrão. Será que um dia veremos tudo isso virando uma coisa só?
Categorias