Na semana passada, o Twitter foi palco para uma série de polêmicas. No dia 12 de outubro, a atriz Rose McGowan teve a sua conta temporariamente suspensa depois de denunciar o produtor Harvey Weinstein e seus colaboradores. De acordo com ela e uma série de outras vítimas do abuso, Weinstein usava a sua influência na indústria para ameaçar e silenciar outras pessoas.
De acordo com o Twitter, a conta de McGowan foi suspensa porque ela postou um número de telefone privado, o que viola os Termos de Serviço da rede social. Após o ocorrido, vários usuários promoveram um boicote ao Twitter, o que de fato aconteceu no último dia 13.
Sobre o ocorrido, o próprio Twitter resolveu se pronunciar e explicar o que havia ocorrido:
“Fizemos contato com a equipe da Srta. McGowan. Gostaríamos de explicar que sua conta foi temporariamente bloqueada devido à exposição de dados privados, um número de telefone, no caso, o que viola os nosso Termos de Serviço. O tweet foi removido e sua conta foi desbloqueada; Seremos mais claros em relação a nossas políticas no futuro. O Twitter se orgulha em apoiar as vozes que usam a nossa plataforma, principalmente as que falam a verdade (…).”
We have been in touch with Ms. McGowan's team. We want to explain that her account was temporarily locked because one of her Tweets included a private phone number, which violates our Terms of Service. 1/3
— Twitter Safety (@TwitterSafety) 12 de outubro de 2017
The Tweet was removed and her account has been unlocked. We will be clearer about these policies and decisions in the future. 2/3
— Twitter Safety (@TwitterSafety) 12 de outubro de 2017
Twitter is proud to empower and support the voices on our platform, especially those that speak truth to power. We stand with the brave women and men who use Twitter to share their stories, and will work hard every day to improve our processes to protect those voices. 3/3
— Twitter Safety (@TwitterSafety) 12 de outubro de 2017
Novas medidas contra o abuso
O ocorrido acabou deixando ainda mais claro o problema que o Twitter tem para lidar com esse tipo de acontecimento. Para acalmar os ânimos, o CEO Jack Dorsey admitiu o erro da rede social e prometeu que a empresa vai assumir uma postura mais agressiva contra esse tipo de abuso.
Em uma série de oito tweets, o CEO reconhece que o comportamento na rede social silencia algumas vozes e que os esforços dos últimos dois anos para combater esse tipo de problema não foi o suficiente. “Nós estamos trabalhando intensamente nos últimos meses e nos focando hoje para tomar decisões críticas”, disse Dorsey.
1/ We see voices being silenced on Twitter every day. We’ve been working to counteract this for the past 2 years.
— jack (@jack) 14 de outubro de 2017
No ano passado, o Twitter apresentou algumas ferramentas que permitiam filtrar tweets abusivos e a habilidade de bloquear algumas palavras-chaves. Porém, parece que as polêmicas envolvendo a rede social ainda estão longe de ter um fim.
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