Pode nem parecer, mas o Instagram Stories está comemorando seu primeiro aniversário nesta quarta-feira (2). Há exatamente um ano, o Facebook decidiu bater de frente com os avanços do Snapchat junto ao público jovem e parece que a estratégia deu mais do que certo, já que, segundo a empresa, mais de 250 milhões de pessoas usam a ferramenta todos os dias. Com o tempo, o recurso foi refinado, ganhou mais de 20 adições e se tornou o queridinho de muita gente – já que a ideia praticamente reúne duas redes sociais em um só. E você achando que a modinha seria passageira, hein?
Claro que, para celebrar a data, a companhia de Mark Zuckerberg nos enviou uma série de números e dados a respeito dessa funcionalidade do app, mostrando como as pessoas realmente parecem ter abraçado os vídeos curtos e com tempo de vida pré-definido. O mais legal desse pacote? O Brasil marca presença em quase todas as categorias apontadas pela marca, mesmo que sejamos apenas 45 milhões dos mais de 700 milhões de pessoas que participam do Instagram como um todo – pois é, um dia vão precisar estudar a sério a relação do brasileiro com a internet.
Anitta é a maior produtora de conteúdo da plataforma
No Top 10 dos maiores produtores de conteúdo da plataforma, por exemplo, temos nada menos do que cinco personalidades verde-amarelas. Claro que a nossa Anitta não poderia deixar de encabeçar essa lista, seguida de nomes como Lucas Lucco (4º), Claudia Leitte (5º), Ivete Sangalo (6º) e Wesley Safadão (9º). Se filtrarmos essa relação apenas para os atletas, Neymar é o grande destaque, enquanto a seleção que leva em conta apenas estrelas do mundo digital conta com a presença de Kéfera (2º) e Whindersson Nunes (6º).
Essa paixão do Brasil pelo Stories também faz com que o popular #BOMDIA seja o único termo fora da língua inglesa a figurar no ranking de hashtags da plataforma, enquanto a tag de localização de São Paulo fica à frente de Nova York em número de utilizações pelo globo – só perdendo nesse quesito para Jacarta, na Indonésia. E aí, você tem contribuído para essas estatísticas ou ainda não foi picado pelo bichinho do Instagram Stories?
Algumas curiosidades
Além de mostrar que os usuários brasileiros são importantíssimos para a rede social, o Instagram também liberou alguns dados curiosos sobre o uso do próprio Stories e de algumas de suas ferramentas. Para começar, umas constatação óbvia, mas que surpreende pela sua intensidade: os adolescentes são mesmo a fatia de público que mais interage com esse tipo de recurso. De acordo com o levantamento da empresa, eles consomem quatro vezes mais e produzem seis vezes mais Stories que o usuário médio do aplicativo.
Novos stickers comemorativos (sim, no Brasil eles estão em português)
Outro ponto interessante são as funções mais usadas pelas pessoas para customizar suas peças na plataforma. Localização, hora digital, like, #hashtag e temperatura são os campeões quando o assunto é popularidade dentro da categoria adesivos – mostrando que o contexto da gravação é mais importante que emojis e chapéus engraçados. Quando mudamos o seletor para os recém-adicionados filtros faciais, as orelhas de cachorrinho são as preferidas do povo. Mas não se preocupe, a máscara de dormir que invade as manhãs e noites do Stories fica firme e forte em segundo lugar.
Para completar, o Facebook avisa que o app acaba de ganhar alguns stickers novos para que você celebre seu aniversário de um ano na rede ou comemore festas e conquistas de amigos. Como será que o Instagram Stories vai estar em seu segundo ano de vida, hein?
Fontes
Categorias