A Google passou a foice definitivamente no finado Orkut em 2014, mas a rede social já tinha morrido há um bom tempo naquela época. Agora, está surgindo uma espécie de “Orkut 2.0”, das mãos do mesmo criador: Orkut Büyükkökten. A nova plataforma se chama Hello, tem muitas diferenças e se identifica como “um novo tipo de rede social”. Será mesmo?
Pelo que parece, o Hello tem vários recursos similares ao que já vimos no finado Orkut, incluindo uma espécie de gamificação desenvolvida para engajar mais os usuários. Será que a novidade vai fazer tanto sucesso no Brasil quanto fez o seu antecessor?
Por enquanto, entretanto, brasileiros não podem usar o Hello, já que ele estreou apenas nos EUA e mais alguns outros países falantes de língua inglesa. Brasil, Alemanha, Índia e outros serão incluídos em agosto deste ano. Enquanto você espera, confira os quatro recursos do Hello que foram “emprestados” do Orkut.
1. Convites
Assim como foi no Orkut por muito tempo, você precisa de um convite para entrar no Hello. Como a plataforma social ainda não chegou ao Brasil, é possível pedir um convite aqui e aguardar até agosto para começar a utilizá-la.
Depois disso, os primeiros usuários já poderão começar a convidar seus amigos e construir uma rede de contatos mais coesa. A ideia é, aparentemente, criar um senso de exclusividade ou mesmo evitar queda do sistema caso haja algum “boom” de cadastros em um dado momento.
2. Registro de visitas no perfil
Lembra que, no Orkut, era possível saber quem tinha passado pelo seu perfil? Muita gente até ia ao perfil do Fulano de Tal para mandar um recado reclamando: passou no meu perfil e nem deixou scrap, né? O Hello também tem essa função e com um agravante: você receberá uma notificação no seu smartphone quando alguém passar para dar aquela “stalkeada”.
3. Selos
O Hello também terá algo similar aos Selos do finado Orkut. Na antiga rede social, você ganhava esses selos quando atingia certa quantidade de fãs ou já tinha tantos anos de atividade na plataforma. No Hello, esse recurso será mais gamificado, contando a quantidade de curtidas e interações que você realiza, entre outras possibilidades.
4. Promoções
Lembra que era possível “promover” postagens do Orkut e acompanhar o desempenho delas fora e dentro do seu círculo de amigos? O Hello deve contar com algo similar chamado “Popularis”, que permitirá levar qualquer tipo de publicação — texto, foto ou vídeo — para uma audiência maior. Para isso, entretanto, o usuário terá que pagar uma quantidade de moedinhas virtuais. Será que isso vai colar?
Infelizmente, o Hello não terá comunidades para você discutir com estranhos coisas como “Eu Odeio Acordar Cedo”, “Sou legal mesmo, não to te dando mole” ou “Meu nome é Fulano”. Mesmo assim, você acha que vai dar uma chance para o Hello quando ele estiver disponível por aqui?
Categorias