Alibaba pretende implantar reconhecimento facial para receber pagamentos

1 min de leitura
Imagem de: Alibaba pretende implantar reconhecimento facial para receber pagamentos
Imagem: Re/code

Já imaginou tirar uma selfie para pagar suas compras online? É isso que o fundador do grupo Alibaba quer implantar como processo de pagamento para transações de seu site. Apresentada na CeBIT nesse fim de semana, essa tecnologia de reconhecimento facial pretende substituir a maneira que as pessoas usam para realizar pagamentos na internet.

Jack Ma afirmou durante a apresentação que esse método vem para facilitar a vida dos usuários, visto que eles acabam tendo problemas por questão de segurança envolvendo cartões de crédito por terem que lembrar códigos, senhas etc. Para o chairman, ninguém vai precisar de nada além do próprio rosto para fazer suas compras nesse novo sistema e, segundo ele, “é como as pessoas vão comprar coisas online no futuro”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Demonstração ao vivo

No palco da exposição, ele acessou seu próprio site e adquiriu um selo comemorativo de 1948, referente a uma das feiras de Hanover, onde acontece a CeBIT, e o deu de presente ao prefeito da cidade. Na hora de pagar, o site acessou o modo de reconhecimento facial, e Jack Ma posicionou-se na frente da câmera como se fosse tirar uma selfie e pronto! Transação efetuada.

Segundo fontes internas, a empresa está levando bastante a sério essa nova tecnologia. Resta saber se esse processo de fato será mais seguro do que o que já existe hoje. Afinal, como diferenciar uma pessoa real de uma imagem em alta resolução de alguém, digamos, bastante endinheirado e com acesso ao Alibaba? Isso pode causar muita dor de cabeça para o magnata chinês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.