A Sony já havia comunicado, em março deste ano, que seus óculos de realidade virtual PlayStation VR – que na época era chamado ainda de Morpheus – contam com displays que suportariam imagens em uma frequência máxima de 120 Hz, além dos 60 padrão.
Agora, a companhia anunciou que o acessório terá suporte também para faixa intermediária de 90 Hz, dando mais flexibilidade para que os desenvolvedores possam trabalhar com a taxa de quadros ideal nos jogos que suportarão a tecnologia VR.
O modelo 2015 do PlayStation VR teve algumas melhorias com relação ao protótipo mostrado em 2014 – a frequência do display sendo uma delas, o que foi muito bem-vindo, já que os principais concorrentes do aparelho, como o Oculus Rift e o HTC Vive, operam com displays com capacidade para 90 Hz.
Mais rápido e mais realista
A grande vantagem da taxa mais rápida é que a tela pode mostrar frames de forma mais eficiente e com uma latência baixa para o usuário. Isso significa que a imersão é melhorada de forma substancial, além de reduzir o risco de náusea.
Por outro lado, há uma demanda maior por desempenho de hardware, e o PlayStation VR apresentando a maior taxa de frequência foi uma surpresa, visto que o PS4 pode ficar para trás dos PCs – a plataforma principal de seus concorrentes –, que eventualmente possuem configurações mais poderosas.
Para isso, a Sony trabalhou em um sistema chamado "reprojeção assíncrona", em que o jogo é renderizado em 60 Hz, mas reproduzido em 120 Hz no acessório – esta seria a opção mais popular, de acordo com um representante da empresa.
De qualquer forma, os desenvolvedores têm a liberdade de usar a frequência máxima disponível na renderização também. Sendo assim, o PlayStation VR conta com três "modos" de reprodução:
- Renderizado em 60 Hz e projetado em 120 Hz
- Renderizado e projetado em 90 Hz
- Renderizado e projetado em 120 Hz
Jogos disponíveis
Durante a TGS 2015, alguns jogos foram colocados para demonstrar o funcionamento e o potencial do PlayStation VR, entre eles: Final Fantasy XIV, Hatsune Miku, Summer Lesson, Kitchen, Dynasty Warriors 7 VR, Rigs, Joysound e Danganronpa.
A lista completa de jogos que já contavam com suporte para o Morpheus e os novos games do PlayStation VR, incluindo demos, é a seguinte:
- Among The Sleep
- The Assembly
- The Castle
- Cult County
- Dynaty Warriors 7 VR (demo)
- The Deep
- Eve Valkyrie
- Final Fantasy XIV
- Five Nights at Freddy's 2
- Hatsune Miku VR (demo)
- Joysound VR
- Jurassic Encounter
- Keep Talking and Nobody Explodes
- Kitchen
- London Heist
- Magic Controller
- Project CARS
- Q.U.B.E²
- Rigs
- Shadow of the Beast
- Street Luge
- Surgeon Simulator
- Summer Lesson
- Thief
- The Toybox
- War Thunder
A expectativa da Sony é que o acessório seja lançado ainda no primeiro semestre de 2016.
Via Baixaki Jogos.
Categorias