Química
A química é a ciência responsável pelo estudo da composição, estrutura e propriedades da matéria, além de analisar as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas, bem como a sua relação com a energia. Trata-se, portanto, de uma ciência exata e que pode até mesmo ser chamada de "ciência central", pois é a ponte entre outras ciências naturais (como a física, a matemática e a biologia).
Ela também é dividida em quatro grandes áreas de estudo: química inorgânica (analisa as matérias não orgânicas), química orgânica (estuda os compostos de carbono), físico-química (abrange os aspectos energéticos e cinéticos dos sistemas químicos e suas transformações) e química analítica (investiga materiais a fim de compreender sua composição e a quantidade de sistemas químicos presentes).
Há, ainda, algumas áreas interdisciplinares e complementares que incluem essa ciência, como é o caso da Bioquímica e da Química Ambiental, por exemplo.
História
O desenvolvimento da química teve como base a observação de experimentos, o que faz dela uma ciência experimental. Entre os séculos III a.C. e XVI d.C, tinha-se como base a alquimia, que buscava a pedra filosofal, um método hipotético para transformar metais em ouro e o elixir da longa vida. No entanto, durante tal investigação alquímica, acabaram sendo desenvolvidos produtos químicos e métodos para sua separação.
Com isso, assentaram-se os pilares do que seria uma futura química experimental. O que contou com a ajuda de estudiosos, como o irlandês Robert Boyle, tido por muitos como o iniciador da química moderna. Apesar disso, foi o francês Antoine Laurent Lavoisier, que viveu durante o século XVIII, que acabou com o título de pai da química.
O que se deu especialmente devido ao seu trabalho sobre o conceito de conservação da massa, o que foi considerado o verdadeiro marco do estabelecimento da química moderna, acarretando a chamada Revolução Química. Os estudos de Lavoisier foram, inclusive, base para que John Dalton propusesse, no início do século XIX, o primeiro modelo atômico da história.
Química e sociedade
A aplicação da química na sociedade está relacionada aos processos industriais, ao desenvolvimento de novos produtos, ao descobrimento de medicamentos (tais como a penicilina), à possibilidade de obter substâncias sintéticas em laboratório, além do fato dessa ciência ter um papel fundamental no avanço tecnológico como um todo.
Como consequência disso, colhemos benefícios como o aumento da expectativa de vida populacional, a possibilidade de desenvolver produtos hoje essenciais (como combustíveis, cosméticos, alimentos, petroquímicos, dentre outros), a prevenção de danos e a exploração mais sustentável do meio ambiente e seus recursos.
Profissão
No Brasil, são considerados profissionais relacionados à ciência química todos aqueles que contam com registro nos Conselhos Federais e Regionais de Química, o que inclui engenheiros químicos, bacharéis e licenciados em química, bacharéis em química industrial ou tecnológica, bacharéis em bioquímica e técnicos em modalidade química.