O PlayStation 4 chega oficialmente às lojas nesta sexta-feira, mas alguns sortudos já receberam o console antes da hora lá fora. No entanto, o que deveria ser motivo de alegria se transformou em dor de cabeça para muita gente, já que alguns aparelhos começaram a apresentar mau funcionamento logo após pouco tempo de uso.
Os primeiros relatos de problemas surgiram com o pessoal do Kotaku. Em sua análise, o jornalista Steve Totilo afirma que um dos PS4 obtidos pela equipe não estava conseguindo enviar as imagens para a TV. Por mais que ele trocasse o monitor ou o cabo, o resultado continuava o mesmo.
Depois de vários testes, percebeu-se que a falha estava na saída HDMI. Segundo Totilo, o conector não estava funcionando direito e, por isso, era incapaz de estabilizar a transmissão de dados entre o console e a televisão.
Só que a Kotaku não foi o único veículo afetado. A IGN também reportou que uma das unidades testadas apresentou um problema semelhante. De acordo com o site, o PS4 iniciou normalmente, mas a imagem desapareceu de repente após pouco tempo de uso.
A página ainda aponta que a falha surgiu após a instalação da versão 1.50 do sistema, embora não seja capaz de apurar se a instalação do update teve alguma influência no ocorrido ou se foi apenas uma triste coincidência. E, assim como Totilo, a IGN também realizou vários testes para ver se o PS4 respondia de alguma forma, mas nada disso funcionou. Contudo, eles apontam que, ao fazer uma leve pressão sobre a parte superior do aparelho, a imagem tremulou rapidamente na tela.
Ganhadores não tão sortudos
Seja por azar ou olho gordo da galera que vai ter de pagar R$ 4 mil, a verdade é que muita gente que ganhou o PS4 em promoções incentivadas pela Sony também se deparou com a instabilidade da saída HDMI do console. Alguns relatos de peças defeituosas surgiram em fóruns, deixando o pessoal que não via a hora de pôr as mãos no sistema de nova geração muito mais receoso.
Em um tópico no Reddit, o usuário Arogon conta que recebeu o aparelho em sua casa, mas que o equipamento não estava funcionando como deveria. Segundo ele, ao ligar, a luz aparecia na cor azul em vez de branca e nenhuma imagem era exibida em sua TV.
Depois de muita luta e tentativa de entrar em contato com o suporte da Sony, ele conseguiu uma resposta e uma solução: a troca do console. De acordo com seu relato, a empresa garantiu um prazo entre cinco e seis dias para a substituição.
Em seu perfil no Twitter, o presidente da Sony Studios, Shuhei Yoshida, afirma que a empresa já está investigando as supostas falhas e diz que o número de relatos ainda é muito baixo em relação ao total de unidades enviadas às lojas. Por conta disso, ele acredita que se trata apenas de alguns transtornos isolados.
Console torto
Além disso, o Kotaku publicou um pequeno vídeo que mostra que o PS4 é levemente torto, criando aquela irritante instabilidade em um dos cantos. Segundo o site, o problema se dá por conta de uma leve diferença de altura nas bases do console.
No entanto, não há com o que se preocupar. Apesar de frustrante, o deslize é fácil de ser corrigido. Como o próprio vídeo explica, basta colocar oito post-its no canto do dispositivo para que o balançar cesse.
Vai importar?
Por mais alarmante que tudo isso seja, ainda não é razão para entrarmos em desespero. Até o momento, o número de consoles problemáticos ainda é pequeno e é difícil dizer se essa falha vai ser o equivalente ao “3RL da Sony” nesta geração. Com o lançamento oficial do console nesta sexta-feira, vamos descobrir se estamos diante de algo pontual ou de uma “crise” generalizada.
Além disso, vale lembrar que esses problemas são, de certo modo, “comuns” em início de geração. Como a empresa tem de correr contra o tempo para finalizar a produção dentro do prazo de lançamento, não é estranho que uma ou outra unidade acabem deixando a desejar em termos de qualidade. O problema é quando isso envolve todo um lote.
E é aí que fica o receio do jogador brasileiro. Por conta do alto preço cobrado na versão nacional, muita gente optou por importar o sistema dos Estados Unidos. E se essa falha se repetir em um desses aparelhos?
Entramos em contato com a Sony para saber se a divisão brasileira da empresa vai cobrir a garantia internacional ou se devemos ficar ainda mais preocupados quanto a isso. E a resposta não é nada animadora: de acordo com a assessoria da empresa, a garantia é válida apenas para produtos comprados por aqui e não se estende a produtos adquiridos no exterior. Portanto, se você estava pensando em pegar um PS4 já no lançamento, aconselho a esperar as notícias da próxima semana.
Via BJ
Categorias