Em 2001, um homem chamado Dean Kamen ficou famoso em todo o mundo ao apresentar um novo tipo de transporte humano individual: o Segway. Agora, 15 anos depois da apresentação do Segway, Kamen volta aos holofotes com a apresentação de seus novos braços prostéticos LUKE de sua empresa DEKA. O produto é resultado de uma parceria com a Mobius Bionics — que também realizou cerca de 10 mil horas de testes com quase 100 amputados.
Este braço LUKE ainda não é um braço biônico cinematográfico, mas pode dar muito mais autonomia para pessoas que perderam seus membros superiores. O sistema oferece várias capacidades para os usuários, que ainda se tornam capazes de lidar com objetos que exigem destreza e delicadeza. Confira abaixo alguns dos grandes benefícios do braço prostético da DEKA.
- Ombros automatizados com movimentação sobre a cabeça e costas
- Cotovelo automatizado com força para levantar objetos
- Pulso automatizado e com movimentos múltiplos
- Mão com quatro motores independentes e grande abrasividade
- Sensores de força e pressão
- Controles eletromiográficos
- Controles pelos pés
- Proteção contra água e sujeira
E de acordo com a Mobius Bionics, já é certo que veremos o braço prostético sendo lançado comercialmente ainda neste ano. Isso mesmo: estamos falando da chegada do LUKE ao mercado internacional ainda em 2016. Por enquanto, não há nenhuma informação sobre os preços do dispositivos, mas vale a pena ficarmos atentos a novas informações.
Fontes
Categorias