As fabricantes sul-coreanas LG e Samsung apresentaram na CES 2025 uma novidade que deve se repetir em outras empresas ao longo deste ano. Ambas as marcas revelaram Smart TVs que trazem de forma integrada o Copilot, com recursos de inteligência artificial (IA) da Microsoft.
No caso da LG, a assistente pessoal estará presente nos televisores deste ano da linha OLED evo. A Samsung foi um pouco além, disponibilizando a plataforma em toda a nova linha de TVs e monitores inteligentes.
Nos dois casos, apesar de confirmarem a chegada do chatbot, as companhias ainda não demonstraram na prática como funcionará a integração do Copilot com as Smart TVs. A CES 2025, edição deste ano de uma das mais importantes feiras de tecnologia do ano, acontece de 7 a 10 de janeiro em Las Vegas e tem cobertura completa do TecMundo.
Como o Copilot opera nas TVs de LG e Samsung?
Nos dois casos, o Copilot é um complemento aos recursos nativos de IA das próprias fabricantes. Isso porque ele é disponiblizado na forma de um atalho para o aplicativo web da assistente pessoal, enquanto as próprias ferramentas das empresas são acessadas de forma mais rápida e intuitiva.
No caso da LG, segundo o comunicado oficial da empresa, o Copilot vai permitir que usuários "encontrem e organizem de forma eficiente informações complexas usando falas contextuais".
Em outras palavras, a ideia é facilitar comandos de voz e tornar a entrega de conteúdos internos mais efetivos nos resultados, como na busca por atrações para assistir ou configurações da TV.
Até mesmo o controle remoto da linha foi repaginado: o novo AI Remote, que usa um modelo de linguagem próprio para melhorar a navegação cotidiana do usuário. Por enquanto, só Estados Unidos e Coreia do Sul terão acesso aos novos recursos, com a expansão prometida para outras regiões no futuro.
Já a Samsung integrou o Copilot ao Vision AI, o pacote de ferramentas inteligentes para seus novos eletrônicos de exibição de conteúdo. A marca diz que a plataforma vai ajudar o usuário a "explorar uma maior variedade de serviços" que incluem "recomendações personalizadas de conteúdo".
Fontes
Categorias