Imagem revela que Apple trabalha no Vision Pro ao menos desde 2008

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A Apple anunciou o óculos imersivo Vision Pro em junho de 2023 e impressionou o mercado com um aparelho ousado, com um design de ares futuristas. Só que, ao contrário do que se imaginava, a companhia já estava trabalhando nele bem antes da nova onda de headset mista na indústria.

Isso porque uma patente registrada pela Apple há mais de 15 anos trazia pistas de que a companhia entraria nesse segmento no futuro. Levou tempo e o resultado final é mais complexo do que o registro, mas as semelhanças entre o documento e o produto premium são notáveis.

Leia também: A realidade virtual vai superar a realidade tradicional em que vivemos?

Foi o jornalista Dan Moren, do site Macworld, que se lembrou de um conteúdo publicado em 2008 em uma página de fãs da Apple que não está mais no ar. Usando o serviço Wayback Machine, ele conseguiu recuperar o site e se surpreendeu ao ver as semelhanças entre os conteúdos.

A patente de 2008 da Apple sobre um visor de experiências imersivas. (Imagem: Macworld/Reprodução)
A patente de 2008 da Apple sobre um visor de experiências imersivas. (Imagem: Macworld/Reprodução)

A imagem da patente mostra um óculos que cobre toda a parte dos olhos do usuário e tem um vidro curvo que lembra bastante o Apple Vision Pro — inclusive por lembrar o mascote de uma empresa de alimentos industralizados do Brasil, em uma das piadas que mais circulou nas rede sociais durante o anúncio.

O tal visor poderia "simular a experiência de estar em um ambiente virtual com a ajuda de sensores inteligentes". O equipamento seria capaz de "detectar movimentos da cabeça e até dos olhos, adaptando o vídeo de acordo com isso para fazer com que o usuário sinta que está em um lugar real".

Apesar de ainda parecer bastante abstrato na patente, já que as câmeras adotadas pela Apple e a replicação dos olhos da pessoa no visor ainda não existiam, o texto é bastante parecido com a experiência apresentada pela marca no ano passado.

Patentes nem sempre são aproveitadas em produtos comerciais pelas companhias, em muitos casos sendo apenas uma forma jurídica de proteção de propriedades intelectuais. Nesse caso, porém, a Maçã realmente foi além — por mais que o projeto tenha ficado adormecido por tanto tempo.

Qual o futuro do Apple Vision Pro?

Lançado em mercados selecionados por US$ 3.499 (mais de R$ 17,1 mil em conversão direta de moeda), o Apple Vision Pro teve vendas tímidas para os padrões da companhia e gerou opiniões mistas da comunidade.

Além do alto preço, críticas apontaram a falta de aplicativos que realmente se aproveitavam de toda a potência do equipamento e problemas envolvendo o desconforto de usar um headset pesado por bastante tempo.

A companhia começou neste mês a reduzir até o espaço de demonstração do headset nas lojas físicas da Apple Store, em especial para abrir espaço para os novos Macs.

Há rumores de que a companhia vai lançar uma segunda geração do headset já em 2025 com um novo chip. Uma variante mais barata também foi especulada, mas a sua viabilidade é tida como mais complicada pela Maçã.

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