A Meta anunciou nesta quarta-feira (25) que vai deixar de comercializar o Meta Quest Pro, headset premium de realidade mista da companhia. Tanto esse modelo quanto o Quest 2 agora serão vendidos oficialmente apenas enquanto durarem os estoques ou até final deste ano — valendo "o que acontecer primeiro", segundo a marca.
A informação foi oficializada durante a edição deste ano do Connect, o evento da própria Meta focada em novidades da empresa em hardware, software e serviços. Até o momento, não há informações sobre o suporte dela aos headsets e por quanto tempo eles continuarão recebendo atualizações.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No comunicado oficial, a companhia não indica os motivos para a mudança no caso do seu aparelho top de linha — o modelo Pro não recebeu uma atualização ou sequência na conferência, enquanto a linha principal ganhou o Meta Quest 3S como novo integrante.
Mudanças nos planos
O headset de realidade mista Meta Quest Pro foi lançado em outubro de 2022 como a versão mais potente e cara da plataforma da companhia. O seu preço inicial de US$ 1.499 rapidamente foi cortado para US$ 999, mas nem isso parece ter aumentado a procura por parte do público — o valor é mais que dobro do cobrado pelos demais modelos da linha.
Quem comprou o modelo levou para casa também os Meta Quest Touch Pro Controllers, uma base de recarga padrão USB-C e um conjunto de dez sensores para instalar no cômodo de uso do dispositivo.
O headset em si tinha um hardware de ponta, com duas telas LCD de alta nitidez, 256 GB de espaço interno e 12 GB de RAM, além do processador Snapdragon XR2+ da Qualcomm.
O fim das vendas do modelo Quest Pro indica uma alteração na estratégia da Meta para realidade mista. Em vez de diversificar a linha e ter uma alternativa mais cara, inclusive descartando o lançamento de um rival para o Apple Vision Pro, ela agora deve investir mais nos modelos mais acessíveis em preço — caso do novo Meta Quest 3S e do Meta Quest 3, ainda em catálogo.
Além disso, ela segue na parceria com a Ray-Ban para o lançamento de óculos inteligentes com câmeras embutidas e funções mais simples de realidade aumentada (AR).