A Meta, dona de serviços como Instagram e WhatsApp, anunciou a ampliação da parceria com a marca EssilorLuxottica. A empresa especializada em óculos e outros equipamentos ópticos agora será aliada por ao menos mais dez anos em projetos do setor.
A EssilorLuxottica já trabalhou ao lado da Meta nos dois modelos de óculos inteligentes lançados pela companhia junto da Ray-Ban. Com o novo contrato, a expectativa é de que a empresa de Mark Zuckerberg siga nesse mercado e lance outras gerações do dispositivo nos próximos anos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo o comunicado oficial, a aliança vai permitir que os óculos Ray-Ban Meta mantenham o "equilíbrio perfeito entre forma e funcionalidade", com o conhecimento da EssilorLuxottica no campo óptico e a sua rede de distribuição combinados aos avanços tecnológicos da Meta — incluindo em inteligência artificial (IA).
Mercado de óculos inteligentes aquecido?
O mais recente modelo da parceria foram os óculos Ray-Ban Meta de 2023. O produto chamou a atenção do mercado mesmo vendido em poucas regiões e pode impulsionar outros lançamentos parecidos de concorrentes.
Há rumores, por exemplo, de que a Apple esteja planejando um concorrente no setor — ele seria bem diferente do Apple Vision Pro, vendido desde março deste ano pela fabricante.
Os óculos também são integrados com redes sociais.Fonte: Meta
Além disso, a Qualcomm já tem uma plataforma pronta para o formato de smart glasses e a estreia dela envolverá uma aliança com a Google e a sul-coreana Samsung. Na China, marcas como Oppo também já lançaram modelos de vendas restritas ou já testam a tecnologia.
Óculos inteligentes são capazes de gravar ou tirar fotos usando câmeras acopladas, além de exibir conteúdos nas lentes. Entre as funções, os modelos podem enviar notificações de outros aparelhos e fazer chamadas de áudio ou vídeo, por exemplo, com uma navegação normalmente baseada em gestos, voz ou toques na haste.
Fontes