Intel dará 2 anos de garantia estendida para CPUs defeituosas

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Imagem: GettyImages

Após a Intel ter confirmado problemas graves na fabricação de diversos processadores de 13ª e 14ª geração, o time azul aumentará a garantia de fábrica desses produtos por dois anos.

O movimento é uma forma de mitigar os danos, já que CPUs existentes no mercado que já tenham o problema relacionado a altas voltagens não podem ser corrigidas.

O anúncio foi revelado por meio de uma nota enviada ao site The Verge, no qual a Intel volta a admitir os problemas e garante que aumentará a garantia dos produtos afetados por mais dois anos. Por padrão, as CPUs da empresa são lançadas com garantia estendida de três anos, mas com a nova medida o período passa a ser de cinco anos.

Todavia, a companhia de Santa Clara comenta que somente aqueles usuários que compraram os processadores separadamente terão acesso à garantia.

Quem adquiriu computadores pré-montados que já vinham com esses componentes precisará entrar em contato com a empresa OEM responsável pela venda.

CPUs da Intel tem voltagens altas e oxidação

As questões de instabilidade com a Intel não são novas. Desde o início do ano diversos usuários reclamam de crashes e problemas ao rodar aplicações complexas.

Os principais afetados são os modelos topo de linha da fabricante, como os Core i7, Core i9 e alguns modelos da família Core i5, todos das gerações Raptor Lake e Raptor Lake Refresh lançados entre 2022 e 2023.

Ainda não se sabe se CPUs de notebook também foram afetadas. (Imagem: GAMERCOMP/Reprodução)Ainda não se sabe se CPUs de notebook também foram afetadas. (Imagem: GAMERCOMP/Reprodução)Fonte:  GAMERCOMP 

O problema primário era resultado de configurações erradas a respeito de voltagens elevadas no funcionamento desses produtos. Contudo, uma página oficial da Intel confirmou oxidação nas estruturas internas dos componentes, que diminuem a vida útil do produto e podem contribuir para os erros.

Ao longo dos meses, a Intel promete microcódigos para aliviar a situação, mas essa medida parece não funcionar tão bem, visto que as reclamações continuam em uma crescente. Recentemente, a empresa de Pat Gelsinger descartou a possibilidade de um recall das peças.

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