Desde o lançamento dos consoles da atual geração, o PlayStation 5 e o Xbox Series X | S, o mundo das televisões precisou "se reinventar" para adequar suas características com os famosos monitores gamer.
Nessa toada, duas tecnologias vem ganhando cada vez mais relevância nas TVs e nos vídeogames: o VRR e o ALLM. Mas o que exatamente essas siglas significam e por quais motivos é bom investir em um aparelho com esses recursos? É isso que o TecMundo responderá neste artigo do TecMundo.
O que é o VRR e para que serve?
VRR é a sigla para Variable Refresh Rate, que em tradução livre significa Taxa de Atualização Variável, é uma tecnologia que está se tornando cada vez mais presente nas TVs. Em poucas palavras, o recurso é responsável por fazer a sincronia entre a taxa de atualização do display com a taxa de quadros gerada pelo console.
Taxa de atualização vs taxa de quadros
A taxa de atualização é referente a uma medida expressa em Hertz (Hz) e corresponde com a frequência que uma tela pode atualizar suas imagens. Uma imagem é criada através de um conjunto de pixels, logo, quanto mais rápido esses pixels se formam para mostrar uma imagem, mais suave será o movimento. TVs convencionais atualizam a imagem em 60Hz por segundo, ou seja, a cada segundo 60 imagens são exibidas.
Quanto maior for a taxa de atualização, mais suave é a imagem.Fonte: Intel/reprodução
Por outro lado, os consoles e PCs podem gerar uma certa quantidade de quadros por segundos, os famosos FPS. Eles também são expressos em Hertz e dizem respeito sobre a quantidade de vezes que um frame será gerado. É confuso, uma vez que são dois conceitos parecidos, mas para facilitar, imagine que para telas sempre falaremos de taxa de atualização, pois é o que o display pode exibir; e em games falamos sobre a taxa de quadros, pois é o que o console consegue gerar.
Voltando ao VRR, essa tecnologia tem o objetivo de combinar as duas medidas. Quando as taxas não estão sincronizadas, a imagem sofre rasgos na tela, o chamado Screen Tearing. O efeito disso é causado pela interrupção de quadros sendo exibidos ou por inconsistências na geração dos frames. Por exemplo, o console acaba enviando um quadro pela metade e a tela não consegue acompanhar essa informação, gerando uma travadinha na partida ou exibindo o quadro rasgado.
Screen Tearing é muito comum ao jogar no PC.Fonte: Internet/reprodução
Dessa maneira, o Variable Refresh Rate tenta sincronizar ambas as taxas no intuito de proporcionar mais fluidez na jogatina. Se o console é capaz de fazer 120 frames e a TV tem taxa de atualização de 120Hz, a tecnologia entrará em ação para deixar tudo sincronizado. Mesmo se o console criar 60 quadros e a TV tiver 120Hz, o VRR ainda vai sincronizar os frames, mas o jogador vai sentir apenas o movimento dos 60 quadros, e não a fluidez completa.
O VRR está disponível na maioria das TVs gamer de marcas como LG e Samsung, enquanto nos consoles, pode ser encontrado nos Xbox Series X | S e no PlayStation 5. Nos monitores de PC, a tecnologia é bem popular com o AMD FreeSync e NVIDIA G-SYNC, que ocasionalmente aparecem nas TVs também.
ALLM: Auto Low Latency Mode
Já o ALLM é o acrônimo para Auto Low Latency Mode, o Modo de Baixa Latência Automático. Esse modo sincroniza com o videogame um modo de jogo específico para diminuir a latência. O processo é automático e não requer configurações por parte do usuário.
Vale lembrar sobre o conceito de latência, que é aquele intervalo de tempo entre um comando e a sua exibição. Basta pensar quando sua internet está ruim e você quer jogar um game multiplayer. Quando a latência da internet está alta, o movimento de ir para frente no controle do videogame só será exibido alguns milissegundos depois na TV, mostrando o atraso entre as partes.
Neste caso, não estamos falando de uma situação de latência de internet, e sim um processo natural que é a latência entre o comando do controle a exibição no display. Porém, para jogadores competitivos, de títulos como Fortnite, Battlefield, Overwatch e Call of Duty, o menor atrasado no comando é a diferença entre ganhar ou perder as partidas.
Baixa latência e altas taxam de quadros andam de mãos dadas em games multiplayer.Fonte: NVIDIA/divulgação
O ALLM permite que as TVs cheguem a latências inferiores a 10ms, porém, o valor ainda é considerado alto na comunidade competitiva. Monitores de PC conseguem atingir números como 1ms ou 0,5ms de tempo de resposta, por isso são mais indicados para essas ocasiões.
Assim como na tecnologia anterior, o ALLM está disponível nos consoles da atual geração, e só é compatível com TVs que tenham a conexão HDMI 2.1 integrada.
Agora você já sabe da importância do ALLM e do VRR, então fique de olho se a sua próxima TV terá esses recursos e boa jogatina. Aliás, vale ficar atent ao TecMundo para acompanhar os novos lançamentos de Smart TVs Gamer no mercado.
Fontes
Categorias