Considerada o "mascote" oficial da Amazon, a Alexa está dando uma grande dor de cabeça para a companhia, de acordo com informações do Business Insider. Segundo fontes, a companhia perdeu mais US$ 10 bilhões somente em 2022.
Embora já esteja no mercado há cerca de 10 anos, a Alexa não é um serviço rentável para a Amazon. Somente no primeiro trimestre desse ano, a divisão responsável pela IA chegou a perder cerca de US$ 3 bilhões, o dobro do que em qualquer outra unidade dentro da companhia.
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Com isso, um sinal de alerta foi ligado na empresa. A expectativa é que a Amazon faça uma demissão em massa de mais de 10.000 funcionários, com destaque para os profissionais que atuam na área do serviço.
Falha colossal
O site conversou com antigos e atuais funcionários do setor: os comentários apontam que "todos os planos para monetizar a Alexa falharam" e que o serviço seria uma "falha colossal".
Apesar de acompanhar diversos dispositivos, como o Fire TV Stick e a linha Echo, as interações da IA com o público são de apenas perguntas triviais, como saber como está o tempo ou pedir para tocar uma música, de acordo com um relatório interno do quarto ano de atividade do serviço,. Inclusive, o documento afirma que os aparelhos Echo são os mais vendidos da empresa, mas que a intenção é fazer dinheiro "quando as pessoas usam os serviços, e não quando compram os produtos".
A Amazon tentou integrações com empresas como o Uber mas a falta de interesse do público fez com que a parceria fosse encerradaFonte: Amazon/reprodução
Além da perda de mão de obra e as centenas de pessoas desempregadas pelo corte de custos, isso significa que é possível não vermos grandes inovações para a Alexa nos próximos anos, abrindo uma brecha ainda maior no mercado para que empresas como Google e Apple possam investir.
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