O HomePod mini, atual modelo de alto-falante inteligente da Apple, foi o dispositivo da categoria mais vendido em todo o mundo durante o primeiro trimestre de 2022. A informação é de um relatório da Strategy Analytics.
Segundo o estudo, a Apple apresentou um crescimento de 29% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, com cerca de 4,5 milhões de aparelhos vendidos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Essa é a primeira vez que um modelo da Apple é considerado o mais comercializado na área de smart speakers durante um período específico. A surpresa é ainda maior quando notamos que o HomePod mini foi lançado ainda em 2020.
Setor concorrido
O motivo para essa demora na popularização é a concorrência alta das duas companhias que ainda possuem mais fatia de mercado: a líder disparada Amazon (28,2% do setor) e a Google (17,2%). Em terceiro no ranking geral, a Apple agora tem 12,7%, deixando para trás o trio de fabricantes chinesas Alibaba, Baidu e Xiaomi, que são especialmente focadas no mercado doméstico.
O atual mercado de alto-falantes inteligentes.Fonte: Phone Arena
As três companhias chinesas passaram por dificuldades no período, o que deu um gás na subida da Apple. As empresas asiáticas sofreram tanto por uma desaceleração do consumo na região quanto menor produção, graças a uma nova paralisação de atividades pela pandemia da covid-19.
Além do HomePod mini, os modelos Amazon Echo Dot (4ª Geração) e Google Nest Mini foram os outros dois dispositivos que ocuparam o pódio no setor de alto-falantes inteligentes durante os primeiros meses de 2022.
Fontes