O Google adquiriu recentemente empresa especializada na fabricação de microLED com foco em realidade aumentada (AR). O movimento é um indicativo que a empresa ainda tem interesse no segmento, mesmo com o fracasso do Google Glass. Até o momento, a empresa não divulgou o valor da negociação, mas a última avaliação aponta que a companhia em questão, a Raxium, possui valor de mercado acima de US$ 1 bilhão.
Quando o Google Glass foi apresentado, os dispositivos vestíveis, de maneira geral, ainda não eram uma realidade, e a própria tecnologia necessária para viabilizar óculos inteligentes era bem limitada. Como as versões de avaliação do produto apresentaram muitos problemas em ambientes reais de uso, principalmente de aquecimento, a versão comercial do produto foi descontinuada.
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Cada vez mais empresas utilizam produtos com elementos de AR para engajar o consumidor, e o atual movimento de criar ecossistemas digitais que de alguma forma se integrem com o real cria demanda para novas soluções. Além da aplicação de microLEDs em headsets e óculos VR/AR, a tecnologia também é utilizada em vidros e painéis inteligentes.
Possibilidades para o metaverso
Realidade aumentada é uma das possibilidades mais evidentes para o futuro do metaversoFonte: Raxium
A compra da Raxium pode representar uma nova investida do Google no segmento de realidade aumentada, mas em um movimento em direção ao metaverso. O primeiro projeto do Google Glass, apesar de parecer muito interessante, não tinha muito proposito além de uma experiência diferente. Já hoje, as aplicações dessa tecnologia são condizentes com demandas que estão cada vez mais próximas de serem reais.
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