Uma das marcas mais conhecidas do mundo – os processadores Snapdragon – raramente é vista fora dos dispositivos que equipa. Uma exceção, lançada em julho através de uma parceria entre a Qualcomm e a Asus, foi o smartphone com selo Snapdragon Edition, desenvolvido especialmente para os participantes do programa Snapdragon Insiders.
Na sexta-feira, o diretor de marketing da fabricante de chips americana, Don McGuire, foi entrevistado pelo TechRadar e falou sobre essa primeira experiência de smartphone com a marca Snapdragon Edition estampada no exterior do produto. Embora uma possível segunda geração do produto não esteja ainda no radar da empresa, McGuire levantou a possibilidade de levar o label para outras parcerias.
"Nossa intenção nunca foi entrar no negócio de smartphones e competir com nossos clientes. Não somos a Microsoft”, provocou ele, lembrando a compra da Nokia, apenas para afastar a concorrência do Lumia. A experiência do dispositivo oferecido aos Insiders buscava obter feedbacks, aprendizados e estabelecer uma espécie de empatia com os usuários.
Quais dispositivos poderão receber o selo Snapdragon Edition?
Fonte: Qualcomm/Divulgação.Fonte: Qualcomm
Enquanto analisam o desempenho do seu primeiro smartphone, diz McGuire ao TechRadar, os especialistas da Qualcomm avaliam cenários alternativos, como, por exemplo, a possibilidade de uma "parceria em conjunto com nossos clientes fabricantes de vestíveis". A ideia, sugere o executivo, poderia chegar a outros lugares, colocando o selo Snapdragon Edition em diversos produtos.
A resposta a essas perguntas, diz McGuire, chegará “provavelmente no primeiro trimestre do ano que vem”, quando a equipe vai analisar os feedbacks recebidos sobre a experiência com o smartphone do programa Insiders. Se isso irá se traduzir em mais dispositivos com a marca Snapdragon do lado externo dos produtos, é só uma questão de tempo.
Fontes