Em parceria com o aplicativo de entregas Rappi, a Brastemp está oferecendo a venda de camisetas da sua campanha "Desculpas Deslavadas" como presentes para pessoas que não dividem as tarefas domésticas. As roupas buscam trazer uma conversa sobre a falta de equidade no tema e custam R$ 0,01 — sem contar o frete. A distribuição começou no sábado (2) e está disponível até hoje (4) dentro de uma loja temporária do app na cidade de São Paulo.
Oferecendo frases como "não sei como faz", "quando fui fazer, você já tinha feito" e "eu disse que ia lavar depois", os presentes irônicos são feitos com estampas que saem na água, ilustrando a ideia da campanha: "Tarefa doméstica é tarefa de todos" com a hashtag #LaveSuasDesculpas .
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A marca começou esta discussão de quebrar estereótipos com a campanha "Brastemp Edição Compartilhada" no começo do ano. "(...) Não há mais espaço na sociedade para uma divisão de tarefas baseada em gênero. Pensando nisso, estamos trazendo para a campanha as famosas desculpas dadas por aqueles que não se engajam no ambiente da lavanderia, terceirizando o serviço. É uma forma de nos posicionarmos na transformação de como a sociedade olha para as atividades de casa (...)", informou Allyne Magnoli, diretora de marketing da Whirlpool, que é proprietária da Brastemp.
A profissional também citou uma pesquisa realizada em parceria com a consultoria de inovação social Think Eva em maio, informando uma estimativa de que mulheres passam quatro anos da vida lavando roupas, enquanto homens podem se dedicar a outras tarefas, como desenvolvimento profissional.
Além disso, um levantamento do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2018 apresentou que 93% das mulheres ainda são responsáveis pela tarefa de lavar roupas, enquanto apenas 56% dos homens realizam o trabalho rotineiramente.
Categorias