Dicas para ter um Instagram organizado e de destaque

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O Instagram se tornou mais do que uma rede social de fotos, como em sua origem. Hoje em dia, muitas profissões foram criadas a partir do Instagram, ao que empresas, marcas e influenciadores fazem dessa rede social uma ferramenta de publicidade e criação de conteúdo.

Além da profissão de influenciador digital, que ganhou bastante força por conta do Instagram, há também perfis educativos, comércios de todos os tipos, portfólios de trabalho, perfil de dicas e muito outros. Mas para fazer a rede social ter um bom desempenho, é preciso se dedicar e ter uma boa administração dela, e por isso temos algumas dicas para quem quer dar um upgrade no Instagram e melhorar a performance.

Dicas para ter um Instagram de destaque

1. Defina o tipo de perfil que você quer ter

Assim como em um planejamento de mídia, o primeiro passo é pensar e organizar o que você quer ter na sua conta do Instagram. Se é um perfil pessoal, será mais focado em fotos e vídeos de atividades da sua vida. Se é um perfil comercial, por exemplo, a ideia é divulgar o trabalho e mantê-lo junto ao seu nome. Outro formato interessante são os perfis culturais, com fotos de passeios, restaurantes, pontos turísticos e elementos culturais.

Essa escolha pode influenciar também nos nomes de usuários para Instagram. Uma vez decidido o perfil, os próximos passos podem ser realizados de forma mais certeira, de acordo com a escolha.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Invista em vídeos de qualidade

O Instagram valoriza a diversidade de formatos de posts, com a possibilidade do usuário alterar os tipos de conteúdos, dividindo-os em fotos, vídeos, carrosséis, reels, stories, etc. Os vídeos têm sido um formato com muito destaque para o algoritmo do Instagram, portanto, aproveite esse tipo de post.

Vale lembrar que é muito importante que sejam vídeos com imagens de qualidade, passando uma ideia mais profissional do seu conteúdo. Além disso, mostram ao Instagram a consistência do seu trabalho, favorecendo sua aparição na sessão “explorar” do aplicativo.

Aproveite os assuntos em alta e as hashtags

Os “trends”, conhecidos como assuntos em alta no momento, são importantes para quem quer criar conteúdos de destaque. Aproveitar o que está bombando e criar algo baseado nisso pode render um bom engajamento, já que o assunto está quente para todos, e vai ser mais fácil fazer com que as pessoas interajam.

As # para o Instagram podem ser um apoio nesses momentos, já que relacionam assuntos e centralizam o tema, fornecendo até a quantidade de interações que estão sendo feitas. Isso pode facilitar que pessoas interessadas em alguns assuntos consigam encontrar seu perfil e suas publicações através das hashtags.

Interaja com as pessoas

Manter-se ativo no Instagram é muito importante para sua visibilidade tanto para o público quanto para para o algoritmo do aplicativo, e isso não é só sobre postar. Curtir e conversar nos comentários das suas publicações, responder directs e interagir em posts similares são alguns artifícios que você pode usar para que o Instagram valorize seu perfil mais ativo.

Seja participativo, comente publicações que tenham a ver com você ou seu trabalho, compartilhe conteúdos de outras pessoas e mostre-se presente.

Busque por conteúdos para te inspirar

Novas ideias sempre são válidas, e elas podem ser criadas a partir de inspirações. Copiar algum conteúdo está fora de cogitação, mas observar marcas e influenciadores grandes pode ser útil para te inspirar a criar novos conteúdos do seu jeito.

Você não precisa abrir Instagram apenas para postar, mas também para pesquisar tendências de formatos e estar atento aos artifícios que as contas maiores utilizam. Isso é uma ótima maneira de se manter atualizado.

Publique nos melhores horários

Os melhores horários para postar no Instagram não são fixos, como uma fórmula exata. Isso depende do seu público (seguidores que te acompanham), como eles se comportam, que horas utilizam e quais os seus interesses na rede social. Aos poucos, é possível que você trace um perfil dos seus seguidores e, a partir das postagens que for realizando, entenda quais os melhores horários para postar no Instagram e em quais você pode conseguir mais engajamento.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Mantenha frequência de conteúdo

Esteja próximo do seu público. Além da qualidade, é importante que você seja constante no Instagram. Mantenha uma frequência de conteúdo, mostrando-se presente tanto para seus seguidores, como para o próprio Instagram, já que contas ativas e com rotinas de publicações tendem a receber mais destaque e visibilidade.

Invista em uma ferramenta de gerenciamento

Se você deseja algo ainda mais profissional, uma ferramenta de gerenciamento pode te ajudar. Esse tipo de software auxilia na administração da conta, oferecendo vários recursos, como agendamento de publicações e relatórios completos sobre o desempenho do seu perfil. E a nossa sugestão é a Etus, uma plataforma da Locaweb que pode te ajudar a ter um desempenho melhor nas redes sociais:

Etus e a profissionalização das suas redes sociais

A Etus é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais muito completa. Com uma estrutura otimizada, de uso fácil e prático, ela possibilita a administração de vários perfis em diferentes redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Pinterest, Tumblr e MyBusiness.

Você pode agendar postagens de qualquer rede social pelo computador ou celular de forma rápida e direta, além de ter recursos para impulsionamento, repost, localização, entre outros. Outro ponto positivo da ferramenta é a possibilidade de emitir relatórios completos e para todas as redes sociais, personalizados do jeito que você quiser.

Aproveite o teste grátis para conhecer a ferramenta:

Imagem: Gerenciamento de Redes Sociais Etus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Gerenciamento de Redes Sociais Etus

No site da Locaweb você encontra, além de hospedagem de sites, ferramentas para gerenciar suas redes sociais e garantir maior visibilidade, organização e desempenho do Instagram, Facebook, LinkedIn e várias outras.

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