A fabricante Western Digital orientou os consumidores que mantém em funcionamento os modelos de HDs externos My Book Live e My Book Live Duo a desconectarem imediatamente esses dispositivos da internet.
O motivo é uma falha registrada nos últimos dias em ambos os modelos. Em alguns casos, o problema gerou o apagamento completo dos dados armazenados nos discos de vários usuários.
O My Book Live é o modelo mais afetado.Fonte: Western Digital
Por enquanto, a WD não confirmou exatamente o que aconteceu, mas há suspeitas de que contas individuais de usuários foram comprometidas, o que permite a ação remota nos aparelhos.
As suspeitas foram levantadas com base em alguns logs de ações publicadas por usuários que tiveram até 2 TB de dados apagados de uma hora para outra e sem fornecer qualquer autorização. Aparentemente, o dispositivo recebeu o comando de realizar um reset de fábrica, voltando para as configurações originais do aparelho.
O log de comandos realizados no HD sem autorização do usuário.Fonte: TechPowerUp
A empresa ainda lembrou que a linha My Book Live parou de receber atualizações de firmware em 2015. Ou seja, os produtos estão há seis anos sem melhorias de desempenho ou segurança.
O que diz a WD
"O incidente está sob investigação ativa da Western Digital. Nós não temos qualquer indicativo de brecha ou comprometimento de nossos sistemas ou serviços na nuvem. Compreendemos que alguns dispositivos My Book Live foram comprometidos por uma ameaça ativa. (...) Neste momento, recomendamos que os clientes desconectem os dispositivos da internet para proteger os dados no dispositivo", diz o comunicado oficial da marca.
Fontes
Categorias