O Bluetooth é uma das tecnologias de comunicação sem fio mais utilizadas na atualidade. Com aplicações nas mais diferentes áreas, a frequência de rádio de onda curta é bastante popular principalmente em fones de ouvido. E para descobrir o que as pessoas querem do áudio Bluetooth, a Qualcomm realizou a pesquisa State of Play Report 2020.
Divulgado na última semana, o levantamento foi feito com milhares de usuários que utilizam equipamentos de áudio sem fio. Recursos como cancelamento de ruído, assistente de voz, portabilidade, interatividade com smartphones e outros foram lembrados com alguns dos mais importantes.
Além disso, a companhia pontua que os consumidores estão cada vez mais exigentes e que a evolução dos aparelhos tem elevado cada vez mais as expectativas. Veja, a seguir, as principais descobertas do State of Play Report 2020.
- Qualidade de áudio é o mais importante: De acordo com a Qualcomm, a qualidade de som é o fator mais relevante que as pessoas avaliam em um fone Bluetooth. Segundo o levantamento, 77% dos entrevistados disseram que este é o quesito avaliado com mais cuidado na hora de comprar um novo device;
- Baterias mais duradouras: o relatório mostra que muitas pessoas estão interessadas em baterias que fazem o dispositivo durar mais tempo. A vontade dos usuários é que os fones possam ficar um tempo maior sem a necessidade de uma nova recarga;
- Áudio para jogos: quase metade dos entrevistados disseram que utilizam fones sem fio para jogar videogame. Por isso, outro ponto citado é que os usuários estão precisando cada vez mais de conexões sem fio com baixa latência. Uma latência menor significa um delay pequeno entre o som reproduzido no game e emitido no device;
- Experiência do usuário: As falhas e interrupções da tecnologia Bluetooth também foram lembradas. Quase 25% dos consumidores responderam que esses problemas são barreiras na hora de efetuar uma compra.
Produção para o futuro
Junto da pesquisa, a Qualcomm, que é a fabricante dos chipsets mais populares do mercado mobile, defendeu que está comprometida com a evolução do áudio Bluetooth. James Chapman, vice-presidente e gerente geral de Voz, Música e Vestíveis da empresa, disse que as últimas linhas lançadas em parceria com outras companhias focaram em proporcionar boas experiências para vários tipos de usos de fones.
O executivo argumentou, ainda, que a marca tem projetado plataformas integradas para simplificar o trabalho de outras empresas. A ideia, segundo ele, é mirar em uma boa qualidade áudio e vida útil da bateria, que estão entre as expectativas dos consumidores. "Nós continuaremos a inventar novas tecnologias de áudio inteligentes para o futuro”, prometeu.
%MCEPASTEBIN%
Categorias