O TechInsights vasculhou as entranhas do HomePod e estimou que cada unidade do speaker inteligente custa US$ 216 para ser fabricado. Como ele é vendido por US$ 349, cada venda gera lucro de US$ 133 (38%) para a Maçã, margem um pouco menor do que a obtida pela companhia em produtos como iPhone X e iPhone 8, informa o Bloomberg.
Quando comparado com produtos rivais, a margem de lucro da Apple também é menor: o Google Home gera lucro de 66% para a Google, enquanto o Amazon Echo gera lucro de 56% para a empresa de Jeff Bezos.
Margem de lucro do HomePod é consideravelmente menor do que a do iPhone 8
Para se ter uma ideia de quanto a Apple diminui a sua margem de lucro, estima-se que o custo de produção do iPhone X seja de US$ 357,50, mas é vendido a US$ 999, gerando lucro de 179% por unidade. O iPhone 8 traz um panorama ainda maior, pois custa US$ 247,50 e é vendido por US$ 699 — lucro de 182%.
A opção em reduzir o lucro tem uma justificativa clara: conquistar mercado. “A Apple está comprimindo a sua margem [de lucro], o objetivo é ou cresce ou vai embora”, comenta o diretor de custos do TechInsights Al Cowsky. “Ao fazer isso, suspeito de que eles estejam reduzindo o preço de venda de uma margem tradicional da Apple a fim de ganhar no volume de unidades vendidas.”
Fontes
Categorias