Um pequeno grupo de aparelhos Surface Pro 4 da Microsoft começou a apresentar um problema curioso ao longo dos últimos meses. Depois que os aparelhos atingem uma certa temperatura, a imagem em suas telas começa a tremer inexplicavelmente. Nos fóruns de suporte da Microsoft, centenas de pessoas vem reclamando dessa falha. Alguns afirmam que “congelar” o tablet por alguns minutos mitiga a situação.
Claro que, depois de alguns minutos, a tremedeira começa de volta, mas quem se importa? A Microsoft certamente não
Um usuário inclusive filmou seu tablet entrando no congelador e, quase que imediatamente, parando de tremer a imagem. “Claro que, depois de alguns minutos, a tremedeira começa de volta, mas quem se importa? A Microsoft certamente não”, diz o autor do vídeo em sua descrição no YouTube.
O grande problema com essa falha é que quase todos os aparelhos afetados já saíram da garantia. Em outras palavras, os dispositivos legalmente não são mais responsabilidade da empresa que os fabricou. Nos fóruns da Microsoft, um usuário comentou que precisou pagar US$ 800 para trocar um Surface Pro 4 defeituoso por um novo, pois não estava mais no período de garantia.
Estima-se que a falha começou a aparecer há cerca de um ano, mas só agora aparelhos fora da garantia foram prejudicados “em massa”. Já são mais de 1,8 mil unidades defeituosas nessa situação segundo o site “Flickergate”, que vem unindo os consumidores afetados contra a Microsoft. Ainda não há informações sobre um processo judicial conjunto dessas pessoas contra a empresa.
Estamos cientes de que alguns clientes têm experimentado tremidas na imagem da tela no Surface Pro 4 e estamos monitorando a situação de perto
Em contrapartida, um porta-voz da companhia comentou o assunto dizendo que, como a falha afeta menos de 1% dos dispositivos ativos, a situação não é considerada crítica. “Estamos cientes de que alguns clientes têm experimentado tremidas na imagem da tela no Surface Pro 4 e estamos monitorando a situação de perto”, afirmou.
A nova falha do Surface Pro 4 chega para comprometer ainda mais a imagem pública da linha de PCs da Microsoft. Há poucos meses, a revista norte-americana Consumer Reports deixou de recomendar os computadores da empresa de Redmond por julgar que o hardware era consideravelmente menos confiável do que o de outras fabricantes. A conclusão foi baseada em uma pesquisa com usuários de aparelhos Surface, na qual uma boa parte indicou a existência de problemas após o segundo ano de uso.
Há ainda um escritório de advogados norte-americano unindo pessoas com problemas de bateria e outros no Surface Pro 3 e levantando um caso contra a Microsoft por defeito de fabricação generalizado. O escritório, contudo, parece não estar interessado nessa nova leva de problemas na tela, pois está focando apenas nos mais comuns, como falhas na bateria, na sensibilidade ao toque e outros.
Categorias